Soja recua em Chicago nesta 6ª ainda com USDA e guerra comercial China x EUA

Nesta sexta-feira (9), o mercado da soja trabalha com baixas expressivas na Bolsa de Chicago. Por volta de 8h20 (horário de Brasília), os futuros da oleaginosa perdiam entre 10,25 e 10,75 pontos, com o maio/18 valendo US$ 10,53 por bushel.
Segundo explicam analistas internacionais, o mercado reflete ainda alguns números do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) como a redução das exportações e o aumento dos estoques norte-americanos.
Mas também pesam sobre as cotações as notícias do aumento das tarifas dos Estados Unidos sobre as importações de aço e alumínio determinadas pelo presidente Donald Trumpna tarde desta quinta-feira, já que poderá haver retaliações impactando no mercado de commodities agrícolas, principalmente no comécio de soja China x EUA.
Na outra ponta, onde os fundamentos ainda são altistas para o mercado, estão as previsões de continuidade da seca na Argentina. Ontem, a Bolsa de Cereais de Buenos Aires cortou sua estimativa para 42 milhões de toneladas e indica que novos cortes podem chegar nos próximos dias.
"A seca argentina, já consolidada, colocou grande parte dos bastidores de Chicago já na espera de grande redução nas estimativas para o país", diz a AgResource Mercosul. E os próximos cinco dias ainda mostram poucas chuvas chegando ao país, com volumes que seguem limitados e muito localizados.

Veja como fechou o mercado nesta quinta-feira:
>> Soja: Com USDA dentro do esperado, mercado fecha com estabilidade em Chicago nesta 5ª
1 comentário
Soja tem leves ganhos em Chicago no fechamento desta 4ª, mas pressão da oferta robusta continua limitando recuperação
Preços da soja continuam subindo na Bolsa de Chicago nesta 4ª, enquanto dólar também tem altas
Mesmo com Brasil até 90 cents/bushel mais barato, China continua comprando bons volumes de soja nos EUA
China importa volume recorde de soja em 2025, com impulso de compras da América do Sul
Farsul pede ampliação do Calendário de Semeadura até meados de fevereiro
Soja retoma parte das baixas e sobe em Chicago nesta 4ª feira; commodities têm alta generalizada
Onofre Pires Tupanciretã - RS
Repito meu prognostico: quebra na Argentina faz sua influencia máxima neste mês. Em abril a força dos formadores de preço já estará no meio- oeste dos EUA. Quem se posicionar especulando na alta tem que rezar pra chuva sumir lá.... Melhor 1 pássaro na mão em março que 2 voando depois.