Na Argentina, soja de segunda etapa pode ter rendimentos próximos a 25 sc/ha

Publicado em 09/03/2018 11:55

Apesar da escassez de água pela qual o milho plantado mais cedo na Argentina transitou na metade de seu ciclo, as primeiras áreas colhidas possuem rendimentos que estão próximos dos 9500kg por hectare. A 15 dias de começar a colheita de soja de primeira etapa, são esperados alguns milímetros para completar o enchimento de grãos. Os cultivos de segunda etapa se deterioram a cada semana e já se percebe o temor de que algumas áreas não poderão ser colhidas.

O Dr. José Luis Aiello, especialista em climatologia, destacou que a escassez de chuvas no país será mantida até meados de março. Com uma mudança de circulação atmosférica, as chuvas devem restituir-se apenas no segundo semestre deste ano.

As primeiras áreas de milho estão próximas dos 9500kg

Avança a colheita dos milhos plantados mais cedo com resultados satisfatórios. Os rendimentos médios dos 60 mil hectares colhidos na região núcleo estão próximos dos 9500kg por hectare. O cultivo começou seu ciclo com boas reservas de água, embora a posterior escassez colocou em dúvidas os resultados que este alcançaria. Espera-se que, a medida em que a colheita avance, esses resultados ainda possam ser maiores.

Colheita da soja de primeira etapa se aproxima

Faltam de 15 a 20 dias para que a colheita da soja de primeira etapa comece efetivamente. As estimativas dos rendimentos médios rondam os 3300kg por hectare. 40% das áreas estão terminando de encher os grãos - assim, são esperados alguns milímetros para completar o processo.

Situação dos solos na Argentina

80% da soja de segunda etapa entre regular a ruim

Cada semana que se passa a deterioração da soja de segunda etapa aumenta. 80% se classifica entre regular e ruim. 55% dos quadros estão iniciando a formação de sementes, enquanto 35% estão em plena frutificação. A grande quantidade de flores e vagens abortadas remetem a rendimentos que ficarão próximos dos 1500kg (25 sacas) por hectare.

O milho de dezembro poderá ser colhido?

O milho de segunda etapa e o milho tardio estão finalizando seu período mais crítico, a floração, sem água. Não somente as projeções nos rendimentos estão mais baixas como também há temor de que as áreas não poderão ser colhidas. No centro-sul de Santa Fe há áreas que já foram cortadas. Alguns lotes mais adiantados possuem espigas muito pequenas. Aumentam as dúvidas se os grãos poderão encher-se. Os mais otimistas falam de máximos de 6000kg por hectare, enquanto muitos estão em dúvida se os quadros poderão ser colhidos.

Tradução: Izadora Pimenta

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Bolsa de Comércio de Rosario

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário