Comércio brasileiro de soja tem grandes oportunidades com disputa EUA x China

Publicado em 13/03/2018 13:49
por Carla Mendes

LOGO nalogo

As oportunidades para o comércio de soja no Brasil - atualmente o maior exportador mundial da commodity - são consideráveis e crescentes diante da guerra comercial entre China e Estados Unidos. A possibilidade de uma  negociação direta entre chineses e brasileiros pode estar próxima -- com a utilização de um mecanismo denominado 'trade settlement agreement' - um acordo de troca de divisas firmado entre Brasil e China em 2013 para facilitar o comércio bilateral. 

" O acordo foi feito entre o Banco Popular da China e o Banco Central do Brasil para que as exportações e importações entre os dois países pudessem ser feitas em yuans e reais. Ele já existe e só precisaria ser aprimorado para essa negociação específica com soja. Agora, com a disputa em torno das sobretaxações do aço e alumínio dos EUA, essa seria uma maneira de o Brasil e China fazerem um movimento geopolítico e renovar a linha desse acordo, aumentá-lo e, eventualmente, permitir que as exportações de soja sejam feitas também em reais", explica o economista e professor do Insper Roberto Dumas Damas, em entrevista ao Notícias Agrícolas nesta terça-feira (13). 

Acordos como estes favorecem relações perenes e fortes, aponta o especialista.  Estabelecida no comércio da soja, haveria  diminuição da  utilização do dólar nas transações (ou colocada em segundo plano), propiciando a negociação direta entre moedas não conversíveis -- como o real e o yuan, mas que dêem segurança aos dois países. 

"O dólar não vai sair do mercado internacional, mas do lado geopolítico poderíamos voltar a discutir o "trade settlement agreement" especificamente para as transações de soja entre Brasil e China, fechando as negociações em reais e yuans num sistema de swap agreement (contrato de derivativos que permite a troca de posições com outros ativos), diz Damas. "Dessa forma você ficaria cada vez menos dependente das cotações em dólares em Chicago", completa. 

O maior benefício, portanto, seriam as relações comerciais acontecendo em suas moedas locais e favorecendo a ambos, compradores e vendedores, mesmo que a principal referência para a formação dos preços da soja continue vindo da bolsa norte-americana. O caminho seria um novo acordo específico para o agronegócio, que poderia ser, inclusive, ampliado para demais produtos brasileiros exportados para a nação asiática. As negociações resultariam na recriação da Bolsa de soja brasileira, que chegou a existir timidamente na BM&F no início dos anos 2000. 

"Com isso, a China daria um 'tapa geopolítico na cara' dos EUA, diminuindo a utilização do dólar e permitindo que a soja fosse totalmente precificada em reais. É óbvio que a referência ainda viria da Bolsa de Chicago, mas seria outro movimento. Sua dependência vai diminuindo e esse pode ser um movimento melhor do que se os chineses comprassem '100 milhões de toneladas do Brasil'. Nem nós queremos vender tudo para eles, e nem eles querem comprar tudo da gente, pois poderia se construir uma dependência mútua exagerada. Por isso esse novo "trade settlement agreement" seria um bom momento", diz o economista. 

" Se há uma relação de longo prazo de compra de soja no Brasil, por que não fazê-la em reais? É melhor do que dólar, porque se sai do risco cambial", acredita o economista.  "E o chinês vai ter seguança em negociar em reais, porque teríamos o swap agreement". E este poderia ser o principal veículo que acentuaria as discussões sobre a recriação de uma bolsa brasileira com eficácia e liquidez suficientes para se referenciar os preços da oleaginosa nacional no mercado internacional.

Veja a íntegra da entrevista de Roberto Dumas Damas no link a seguir:

>> Soja: Negociação mais direta do Brasil com a China pode ganhar força frente à guerra comercial China x EUA

Bolsa Brasileira

O descolamento da referência da Bolsa de Chicago, mesmo que em um cenário ainda de especulação, aconteceria no médio e longo prazo, como mais uma alternativa para o comércio global. Para Carlos Widonsck, sócio-diretor da CW Consultoria, a B3 - antiga BM&F - poderia ganhar mais espaço na comercialização da soja brasileira. Considera que, antes, seria importante buscar a opinião do mercado e de seus players sobre essa readaptação das negociações. 

"Eu vejo que a retaliação da China contra os Estados Unidos virá com uma taxação sobre os agricultores americanos, enquanto se pagaria um  prêmio maior para o produtor brasileiro de soja. Vai depender da estratégia que nós, brasileiros, vamos querer para nossa soja", acredita o especialista. 

Assim, a janela de oportunidades que se abre nesse momento, ainda como explica Widonsck, não pode ser desperdiçada, independente dos mecanismos que serão utilizados daqui em diante. "Acho que o primeiro caminho é conversar com as tradings rapidamente e saber o que é interessante para eles, aproveitando este embalo que está surgindo. Por que não ter duas bolsas? Duas referências de preços".

No link a seguir, confira a íntegra da entrevista de Carlos Widonsck: 

>> B3 pode ganhar espaço na comercialização da soja brasileira, com impasse nas relações comerciais entre China e EUA

E veja também:

>> Soja é primeiro alvo de retaliação da China aos EUA, dizem autoridades chinesas

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Renato Luiz Hannisch Santa Maria - RS

    No Oeste e Norte do Paraná a saca de soja está em torno de 70 reais. Nos portos do Paraná e Santa Catarina, algo em torno de 25 dólares a saca. Com o dólar a uma média de R$ 3.25, raramente a soja irá ultrapassar os 74 ou 75 reais a saca nas regiões produtoras do Paraná. A não ser que o dólar dê uma "disparada", talvez possa chegar a uns 90 reais nos portos. Ou seja: com o atual câmbio, soja acima de 70 reais a saca, no Oeste e Norte do Paraná, pode ser oportunidade...

    1
  • Liones Severo Porto Alegre - RS

    Acordo de reciprocidade em moeda convênio (dólar clearing) - já tivemos no passado com os antigos países da cortina de ferro. A propóstio, A China é o maior importador de petróleo global e partir do dia 26 março inaugura as operações internacionais de petróleo na Bolsa de Shangai, deixando de operar nas bolsas de Nova York e Londres. Como a China também é o maior importador de soja mundial, especula-se logo a seguir, passará a ter contratos internacionalizados de soja na Bolsa de Dalian, que atualmente já compete em volume de negociação com a Bolsa de Chicago.

    0
    • Edmundo Taques Ventania - PR

      Não sou expert no assunto, alias estou bem longe de ser, mas a Bolsa de Chicago me parece operar da seguinte forma, na oferta leva em consideração a produção mundial, mas na demanda leva em consideração (muito mais ou apenas) a liquidez da soja americana, ai não dá né!!! Não são eles quem mais vendem, nem são eles que produzem a soja de melhor qualidade, porque levar em consideração só o potencial que eles podem vender?!?! Pouco importa pra eles se aqui foi vendido 70 milhões de tons, se a Argentina venderam +X milhões de Tons, se a venda e embarque de Soja AMERICANA for abaixo do esperado, tome Chicago em baixa, se aparecer outra bolsa pra mudar isso e parar de focar apenas no próprio umbigo como faz Chicago e analise a formação de preço de forma realmente Global será ótimo

      3
    • Liones Severo Porto Alegre - RS

      Caro Edmundo, sua leitura é perfeita e nos ofereceu uma grande contribuição.

      0