Plantio deve avançar nos EUA com temperaturas do solo subindo e melhores chuvas

Publicado em 27/04/2018 12:53

Plantio 2018/19 EUA - Mechanicsburg, Illinois - Foto de Drew Earles

Plantio 2018/19 EUA - Mechanicsburg, Illinois - Foto de Drew Earles

LOGO nalogo

O mercado internacional está ansioso para conhecer os novos números do avanço do plantio da safra 2018/19 dos Estados Unidos, após o início de uma melhora nas condições climáticas no Corn Belt e na sequência dos últimos dados trazidos pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), os quais mostravam um atraso considerável nos trabalhos de campo.

"A incidência solar e temperaturas mais quentes favorecem a entrada mecanizada no campo. No entanto, chuvas intensas voltam a cobrir as principais regiões sojicultoras dos Estados Unidos na próxima quarta-feira, 2 de maio. Até lá, deveremos observar um ritmo de plantio extremamente acelerado no Cinturão", segundo a AgResource Mercosul, sinalizando uma tentativa dos produtores de compensar tal atraso.

Chuvas EUA 2 a 6 de maio

Há alguns dias, os campos de importantes estados produtores do Corn Belt estavam sobre grossas camadas de neve e os agricultores sofrendo com baixas temperaturas. Com isso, no último reporte de acompanhamento de safras trazido pelo USDA em 23 de abril, o plantio não havia sido iniciado em Iowa, Michigan, Minnesota, Dakota do Norte, Ohio, Pensilvânia, Dakota do Sul e Wisconsin. 

Plantio 2018/19 EUA - Willcox, AZ - Foto de Jeff Knobloch

Plantio 2018/19 EUA - Willcox, AZ - Foto de Jeff Knobloch

"Existe uma preocupação de quão fria será esta primavera e como isso vai impactar efetivamente sobre as safras. Já pude ver outras temporadas que também começaram com esse tempo muito frio e elas podem seguir por qualquer caminho. Então, ainda é um pouco cedo para sabermos se essa safra terá grandes problemas no Meio-Oeste ou não", diz a climatologista da Iowa University, Elwynn Taylor. 

Nesta semana, pela primeira vez na temporada, os produtores americanos viram as temperaturas do solo começarem a subir e alcançar níveis mais adequados para o plantio. 

Plantio 2018/19 EUA - Illinois - Foto de SharkFarmer

Plantio 2018/19 EUA - Illinois - Foto de SharkFarmer

"O solo precisa estar em cerca de, pelo menos, 10ºC (50ºF) para otimizar o desenvolvimento do milho e vimos alguns estados alcançando essas temperaturas nos últimos dias", explica Taylor. "A soja é mais sensível a essas baixas temperaturas do que o milho e, em outros anos em que tivemos essas condições, a soja não foi tão bem, sofrendo com algumas doenças típicas desse cenário", completa.

Dessa forma, a orientação da especialista é de, em um quadro em que as temperaturas não estejam adequadas, o produtor americano semeie o milho em detrimento da soja, tentando garantir um melhor e mais vigoroso desenvolvimento inicial. 

E esse aumento das temperaturas dos solos no Corn Belt deverá continuar a ser registrada, mesmo que gradualmente, pela próxima semana também, segundo explica o meteorologista Kyle Tapley, da Radiant Solutions. No entanto, afirma ainda que o tempo frio deve voltar às Planícies do Norte nos próximos 10 dias.

"O tempo mais seco se espalhando pelo coração do Corn Belt até o final do mês deverá favorecer os trabalhos de campo e permitir um progresso melhor do plantio, principalmente nas áreas mais ao sul do Corn Belt. Devemos ver as temperaturas subindo de forma consistente", diz o boletim de Tapley.  

Além disso, são previstas chuvas para o início de maio no cinturão. "O próximo evento signficativo de chuvas começará no noroeste do Meio-Oeste entre segunda e terça-feiras da próxima semana e deverá se espalhar até as Planícies Centrais e o resto do Meio-Oeste e do Delta até quinta e sexta-feira", informa o especialista Donald Keeney, também da Radiant Solutions. 

Plantio 2018/19 EUA - Roanoke /Gridley ,IL - Foto de Josh Schick

Plantio 2018/19 EUA - Roanoke /Gridley ,IL - Foto de Josh Schick

Previsões alongadas

Ainda segundo informações da Radiant, para os próximos 31 a 60 dias, as previsões indicam que as temperaturas deverão ficar se mostrar ligeiramente acima da média para o período. "E chuvas bem próximas da média deverão favorecer o desenvolvimento da soja e do milho". 

No mesmo intervalo, a casa prevê ainda um tempo um pouco mais úmido do que o normal em parte das regiões produtoras norte-americanas. As precipitações serão mais volumosas no centro-oeste e sul das Planícies, sul do Delta e oeste do Meio-Oeste. 

Drought Monitor

Monitoramento da seca e dos níveis de água no solo nas planícies e Meio-Oeste dos EUA - Fonte: Drought Monitor

Impactos no Mercado

Os impactos desse atraso no plantio norte-americano, porém, ainda não traz impacto muito severo sobre as cotações no mercado futuro norte-americano, como explica o analista da Advance Trading Brian Basting ao U.S. Farm Report. 

"Primeiro, em função do tamanho e da potência do maquinário hoje em dia. O produtor americano consegue plantar muitos acres em um período curto de tempo e o mercado sabe disso. Em segundo lugare, o mercado está acompanhando o prêmio climático sobre os prêmios versus a performance da produtividade. No ano passado, vimos grandes problemas de plantio, até replantio duplo em alguns casos, mas ainda assim batemos recordes de produtividade", diz Basting. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário