Vendas de soja na Argentina não estão atrasadas, avalia consultor

Publicado em 14/05/2018 09:28

Depois do pedido da deputada Elisa Carrió (Cambiemos) aos produtores argentinos para que não "segurem a soja", uma análise feita pelo consultor Gustavo López, da Agritrend, mostra que não há atraso nas vendas da atual safra de grãos, inclusive da soja.

Por conta da seca, a colheita total de graõs desta safra deve finalizar em 105 milhões de toneladas, contra 130 milhões de toneladas do ciclo anterior. Segundo López, 44% da safra atual já foi vendida (46 milhões de toneladas). No ano passado, com uma colheita maior, o número rondava 46,7%.

No trigo, o total vendido é de 12,7 milhões de toneladas, contra 12,3 milhões de toneladas da safra passada. No milho, 11 milhões de toneladas, contra 12 milhões de toneladas no ciclo anterior. Para a soja, 17 milhões de toneladas, versus 18 milhões de toneladas da safra anterior.

Há de se ter em conta, porém, que a safra de soja foi maior no ano passado (55 a 57 milhões de toneladas, segundo a fonte) e o total de vendas sobre o volume produzido era de 33%. Agora, com uma safra menor, são 46% sobre um total de 37 a 38 milhões de toneladas.

Segundo dados oficiais, faltariam apenas 13 milhões de toneladas para vender da safra passada, o que representaria US$5 bilhões em valor de exportação. Contudo, López acredita que "no melhor dos casos", faltam vender apenas de 5 a 7 milhões de toneladas.

Tradução: Izadora Pimenta

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
La Nación

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário