Vendas de soja na Argentina não estão atrasadas, avalia consultor
Depois do pedido da deputada Elisa Carrió (Cambiemos) aos produtores argentinos para que não "segurem a soja", uma análise feita pelo consultor Gustavo López, da Agritrend, mostra que não há atraso nas vendas da atual safra de grãos, inclusive da soja.
Por conta da seca, a colheita total de graõs desta safra deve finalizar em 105 milhões de toneladas, contra 130 milhões de toneladas do ciclo anterior. Segundo López, 44% da safra atual já foi vendida (46 milhões de toneladas). No ano passado, com uma colheita maior, o número rondava 46,7%.
No trigo, o total vendido é de 12,7 milhões de toneladas, contra 12,3 milhões de toneladas da safra passada. No milho, 11 milhões de toneladas, contra 12 milhões de toneladas no ciclo anterior. Para a soja, 17 milhões de toneladas, versus 18 milhões de toneladas da safra anterior.
Há de se ter em conta, porém, que a safra de soja foi maior no ano passado (55 a 57 milhões de toneladas, segundo a fonte) e o total de vendas sobre o volume produzido era de 33%. Agora, com uma safra menor, são 46% sobre um total de 37 a 38 milhões de toneladas.
Segundo dados oficiais, faltariam apenas 13 milhões de toneladas para vender da safra passada, o que representaria US$5 bilhões em valor de exportação. Contudo, López acredita que "no melhor dos casos", faltam vender apenas de 5 a 7 milhões de toneladas.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Soja fecha em queda nesta 2ª feira em Chicago, mas mercado tem espaço para recuperação nas próximas semanas
Soja segue recuando em Chicago nesta 2ª, com mercado cauteloso diante da escalada das tensões no Oriente Médio
Vazio sanitário da soja começa em Mato Grosso nesta segunda-feira (8)
Soja/Cepea: Liquidez se aquece neste começo de junho
Soja tem leve recuo em Chicago nesta 2ª, apesar de mercados em alerta com ataques entre Irã e Israel
Soja testa os US$ 11,20 em Chicago e pode recuar mais com peso da geopolítica e da nova safra dos EUA