China compra volume recorde de soja da Rússia evitando mercado americano

Publicado em 17/05/2018 18:41
4764 exibições

LOGO nalogo

A falta de acordo entre China e Estados Unidos tem feito a nação asiática buscar alterntivas para garantir seu abastecimento além da América do Sul. De acordo com informações da agência internacional de notícias Bloomberg. 

De julho ao meio de maio, a Rússia vendeu aos chineses 850 mil toneladas da oleaginosa, de acordo com dados disponibilizados pela agência de agricultura russa Rosselkhoznadzor. Esse é o maior volume já vendido pelos Russos à China e quase o triplo do registrado no mesmo período do ano anterior, de 340 mil toneladas. 

Soja Rússia

Importações de soja da Rússia pela China de 2012 a 2018 - Fonte: Bloomberg

Embora seja um valor de baixa expressão, a notícia repercute no cenário do mercado, mostrando que a China tem, de fato, evitado o mercado norte-americano até que um acordo seja efetivado. As negociações foram retomadas nesta quinta-feira (15) na Casa Branca. 

Os estoques russos de soja somam menos de 1% dos 97 milhões de toneladas que a China precisa importar nesta temporada. 

No boletim semanal de vendas para exportação trazido pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) nesta quinta-feira, mais uma vez a China ficou de fora dos destinos da soja norte-americano, como já vem acontecendo há algumas semanas. 

Ao mesmo tempo, os volumes de soja embarcados pelo Brasil seguem batendo recordes mensalmente e, neste mês de maio, toda a capacidade dos portos nacionais já está comprometida. 

Com informações da Bloomberg

Tags:
Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

4 comentários

  • Virgilio Andrade Moreira Guaira - PR

    A Rússia não produz mais soja por que tem clima desfavoravel, ou usa as terras em lavouras mais estratégicas. Sibéria é um gelo só !

    1
    • CARLO MELONISAO PAULO - SP

      A Russia tem um territorio de 21 milhoes de Km², ou seja quase tres vezes o Brasil... A soja so' pode ser plantada por motivo de clima ate' o paralelo 48º... Diante das restriçoes mencionadas pelo sr Virgilio, a atuaçao da agricultura fica limitada a 10% do territorio Russo ou seja 210 milhoes de hectares empatando com a area agropastoril atual do Brasil--

      2
    • CARLO MELONISAO PAULO - SP

      Aos mais euforicos lembro que a AFRICA SUB- SHAARIANA dispoe de 400 milhoes de hectares onde o clima permite duas colhetas anuais------Seriam suficientes para alimentar quase toda a populaçao mundial-----Entretanto os africanos estao emigrando aos bandos desejosos de viver com as migalhas do continente europeu-----

      2
    • SAMOIL IVANOFFQUERENCIA - MT

      E isso aí CARLO MELONI, pra produzir soja é preciso plantar ... De que adianta a Venezuela ter as maiores reservas de petróleo????

      0
  • carlo meloni sao paulo - SP

    VOU COMPLEMENTAR COM ALGUMAS INFORMAÇOES SOBRE COMERCIO DE SOJA ENTRE RUSSIA E CHINA... Krasnodar e' a capital da regiao russa de maior produçao de soja no momento---Fica proxima do mercado consumidor russo , e proxima do Mar Negro, no verao as temperaturas atingem 40ºc mas a pluviosidade nao passa de 600 mm/ano.---A Russia possue outra regiao muito mais propicia ao plantio de soja cuja capital e' Vladivostok bem na divisa com a China---O plantio de soja esta' sendo desenvolvido nesta regiao com um incremento de 25% ao ano e com a unica finalidade de exportaçao para o mercado asiatico, pois o frete de trem ate' a Russia Branca fica muito caro----Existe um plano de produçao de graos de 10 milhoes de toneladas ate' 2020 nesta regiao encostada com a China---Em 2015 a Russia e a China selaram um acordo de arrendamento de terras para a produçao de soja----Ate' o momento uma empresa chinesa com funcionarios chineses cultivam 347 000 hectares e a sul-coreana Hyundai Heavy Industries cultiva mais 70 000 hectares.--Na negociaçao objeto desse artigo a Russia vendeu todo o estoque dela desta regiao de 850 000 toneladas, ou seja nem 1% das necessidades de importaçao da China que e' de 97 milhoes de toneladas---- Todavia eu acredito que daqui a uns dez anos o peso desta regiao russa sera' mais preocupante.

    2
    • LIONES SEVEROPORTO ALEGRE - RS

      Parabens Sr. Meloni, relato perfeito desse acordo para o fornecimento de 10 MMT em 10 anos.

      2
    • EUCLIDES DE OLIVEIRA PINTO NETODUQUE DE CAXIAS - RJ

      No Brasil, a agricultura ocupa 7,6% do território... ainda têm muita área para ocupar... o mais importante é a diversidade climática e água doce disponível - quase 15% da água doce disponível no planeta... este é o fator mais importante... os USA também possuem grandes áreas agrícolas, mas estão com sérios problemas de água... e o Brasil têm mais de uma safra por ano... nossa deficiência é na infraestrutura de escoamento, que encarece muito o custo de produção... têm que sair do caminhão... as ferrovias planejadas, não se sabe porque, estão com a construção praticamente parada...

      1
  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    A partir do segundo semestre é que a quantidade de soja exportada será contabilizada depois de embarcada..., por enquanto o sistema do MDIC está divulgando dados dos produtos registrados na aduana, mas que ainda não foram embarcados. De janeiro a abril, segundo os dados da Secex, não houve aumento de exportação de soja em relação ao mesmo período do ano passado. O milho, ao contrário, teve um aumento de mais de 100% comparando jan-abr desse ano com o mesmo período do ano passado.

    3
    • DOMÊNICO ANTONIO PERTILEHORIZONTINA - RS

      Sr. Rodrigo, uma seca no EUA causaria alguns barulho no mercado de soja e milho, ou não existe previsões?

      4
    • RODRIGO POLO PIRESBALNEÁRIO CAMBORIÚ - SC

      Sr. Domenico, uma seca generalizada é difícil de ocorrer e normalmente os agentes não ligam muito para eventos localizados, quando a corda aperta é que vem a correria. No dia 4 de abril, dia do relatório, falei sobre o que os agentes, privados e institucionais, poderiam fazer. Meus amigos costumam dizer que no fundo do poço tem porão. O que eu penso ou não sobre o mercado financeiro é irrelevante. O que posso dizer é que o preço tem suporte forte nos 9,90 e logo depois em 9 e em outras ocasiões os baixistas testaram esse fundo e não conseguiram jogar o preço abaixo disso. Para cima, os 10,90 são a resistência. Abaixo do suporte ou acima da resistência existem outros suportes e resistências, mas não há limite para o preço, na alta ou na baixa.

      1
    • CARLOS WILLIAM NASCIMENTOCAMPO MOURÃO - PR

      Tem um relatório da Cargonave que lista os navios carregados, carregando ou esperando para carregar, com nome do navio, destino e quem transporta. Somente para China já foram carregados ou nominados para carregar, até 22/05, 33,5 milhões de toneladas.

      1
    • DOMÊNICO ANTONIO PERTILEHORIZONTINA - RS

      OBRIGADO.muito agradecido...srs

      1
    • RODRIGO POLO PIRESBALNEÁRIO CAMBORIÚ - SC

      Sr. Carlos, no comentário que fiz acima não foi uma referencia a sua resposta. Escrevi antes de ler seu comentário, que acho pertinente pela distinção entre carregado e vamos dizer assim...o que passou só pela aduana. Naquele comentário lá em cima estão os dados até abril, queda de 1 e pouco por cento na exportação de soja. Os dados de maio até segunda semana já saíram, foram 5 mi e tantas ton. Então provável que essa estimativa da Cargonave seja com base na aduana, como é atualmente feito na Secex. Vai mudar no segundo semestre para embarcado. Isso quer dizer que os dados da Secex a partir do segundo semestre vão dizer o volume embarcado e não mais o que foi aprovado pela burocracia mas não foi embarcado ainda.

      0
  • carlo meloni sao paulo - SP

    So' faltava a Russia entrar no mercado da soja ... Tem terras sem limites e frete barato, bem proximo da China.

    3
    • VIRGILIO ANDRADE MOREIRAGUAIRA - PR

      O clima lá na Rússia é desfavorável.

      1