China compra volume recorde de soja da Rússia evitando mercado americano

Publicado em 17/05/2018 18:41

LOGO nalogo

A falta de acordo entre China e Estados Unidos tem feito a nação asiática buscar alterntivas para garantir seu abastecimento além da América do Sul. De acordo com informações da agência internacional de notícias Bloomberg. 

De julho ao meio de maio, a Rússia vendeu aos chineses 850 mil toneladas da oleaginosa, de acordo com dados disponibilizados pela agência de agricultura russa Rosselkhoznadzor. Esse é o maior volume já vendido pelos Russos à China e quase o triplo do registrado no mesmo período do ano anterior, de 340 mil toneladas. 

Soja Rússia

Importações de soja da Rússia pela China de 2012 a 2018 - Fonte: Bloomberg

Embora seja um valor de baixa expressão, a notícia repercute no cenário do mercado, mostrando que a China tem, de fato, evitado o mercado norte-americano até que um acordo seja efetivado. As negociações foram retomadas nesta quinta-feira (15) na Casa Branca. 

Os estoques russos de soja somam menos de 1% dos 97 milhões de toneladas que a China precisa importar nesta temporada. 

No boletim semanal de vendas para exportação trazido pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) nesta quinta-feira, mais uma vez a China ficou de fora dos destinos da soja norte-americano, como já vem acontecendo há algumas semanas. 

Ao mesmo tempo, os volumes de soja embarcados pelo Brasil seguem batendo recordes mensalmente e, neste mês de maio, toda a capacidade dos portos nacionais já está comprometida. 

Com informações da Bloomberg

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

4 comentários

  • Virgilio Andrade Moreira Guaira - PR

    A Rússia não produz mais soja por que tem clima desfavoravel, ou usa as terras em lavouras mais estratégicas. Sibéria é um gelo só !

    1
    • carlo meloni sao paulo - SP

      A Russia tem um territorio de 21 milhoes de Km², ou seja quase tres vezes o Brasil... A soja so' pode ser plantada por motivo de clima ate' o paralelo 48º... Diante das restriçoes mencionadas pelo sr Virgilio, a atuaçao da agricultura fica limitada a 10% do territorio Russo ou seja 210 milhoes de hectares empatando com a area agropastoril atual do Brasil--

      2
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Aos mais euforicos lembro que a AFRICA SUB- SHAARIANA dispoe de 400 milhoes de hectares onde o clima permite duas colhetas anuais------Seriam suficientes para alimentar quase toda a populaçao mundial-----Entretanto os africanos estao emigrando aos bandos desejosos de viver com as migalhas do continente europeu-----

      3
    • Samoil Ivanoff Querencia - MT

      E isso aí CARLO MELONI, pra produzir soja é preciso plantar ... De que adianta a Venezuela ter as maiores reservas de petróleo????

      0
  • carlo meloni sao paulo - SP

    VOU COMPLEMENTAR COM ALGUMAS INFORMAÇOES SOBRE COMERCIO DE SOJA ENTRE RUSSIA E CHINA... Krasnodar e' a capital da regiao russa de maior produçao de soja no momento---Fica proxima do mercado consumidor russo , e proxima do Mar Negro, no verao as temperaturas atingem 40ºc mas a pluviosidade nao passa de 600 mm/ano.---A Russia possue outra regiao muito mais propicia ao plantio de soja cuja capital e' Vladivostok bem na divisa com a China---O plantio de soja esta' sendo desenvolvido nesta regiao com um incremento de 25% ao ano e com a unica finalidade de exportaçao para o mercado asiatico, pois o frete de trem ate' a Russia Branca fica muito caro----Existe um plano de produçao de graos de 10 milhoes de toneladas ate' 2020 nesta regiao encostada com a China---Em 2015 a Russia e a China selaram um acordo de arrendamento de terras para a produçao de soja----Ate' o momento uma empresa chinesa com funcionarios chineses cultivam 347 000 hectares e a sul-coreana Hyundai Heavy Industries cultiva mais 70 000 hectares.--Na negociaçao objeto desse artigo a Russia vendeu todo o estoque dela desta regiao de 850 000 toneladas, ou seja nem 1% das necessidades de importaçao da China que e' de 97 milhoes de toneladas---- Todavia eu acredito que daqui a uns dez anos o peso desta regiao russa sera' mais preocupante.

    2
    • Liones Severo Porto Alegre - RS

      Parabens Sr. Meloni, relato perfeito desse acordo para o fornecimento de 10 MMT em 10 anos.

      2
    • Euclides de Oliveira Pinto Neto Duque de Caxias - RJ

      No Brasil, a agricultura ocupa 7,6% do território... ainda têm muita área para ocupar... o mais importante é a diversidade climática e água doce disponível - quase 15% da água doce disponível no planeta... este é o fator mais importante... os USA também possuem grandes áreas agrícolas, mas estão com sérios problemas de água... e o Brasil têm mais de uma safra por ano... nossa deficiência é na infraestrutura de escoamento, que encarece muito o custo de produção... têm que sair do caminhão... as ferrovias planejadas, não se sabe porque, estão com a construção praticamente parada...

      1
  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    A partir do segundo semestre é que a quantidade de soja exportada será contabilizada depois de embarcada..., por enquanto o sistema do MDIC está divulgando dados dos produtos registrados na aduana, mas que ainda não foram embarcados. De janeiro a abril, segundo os dados da Secex, não houve aumento de exportação de soja em relação ao mesmo período do ano passado. O milho, ao contrário, teve um aumento de mais de 100% comparando jan-abr desse ano com o mesmo período do ano passado.

    3
    • DOMÊNICO ANTONIO PERTILE Horizontina - RS

      Sr. Rodrigo, uma seca no EUA causaria alguns barulho no mercado de soja e milho, ou não existe previsões?

      4
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sr. Domenico, uma seca generalizada é difícil de ocorrer e normalmente os agentes não ligam muito para eventos localizados, quando a corda aperta é que vem a correria. No dia 4 de abril, dia do relatório, falei sobre o que os agentes, privados e institucionais, poderiam fazer. Meus amigos costumam dizer que no fundo do poço tem porão. O que eu penso ou não sobre o mercado financeiro é irrelevante. O que posso dizer é que o preço tem suporte forte nos 9,90 e logo depois em 9 e em outras ocasiões os baixistas testaram esse fundo e não conseguiram jogar o preço abaixo disso. Para cima, os 10,90 são a resistência. Abaixo do suporte ou acima da resistência existem outros suportes e resistências, mas não há limite para o preço, na alta ou na baixa.

      1
    • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

      Tem um relatório da Cargonave que lista os navios carregados, carregando ou esperando para carregar, com nome do navio, destino e quem transporta. Somente para China já foram carregados ou nominados para carregar, até 22/05, 33,5 milhões de toneladas.

      1
    • DOMÊNICO ANTONIO PERTILE Horizontina - RS

      OBRIGADO.muito agradecido...srs

      1
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sr. Carlos, no comentário que fiz acima não foi uma referencia a sua resposta. Escrevi antes de ler seu comentário, que acho pertinente pela distinção entre carregado e vamos dizer assim...o que passou só pela aduana. Naquele comentário lá em cima estão os dados até abril, queda de 1 e pouco por cento na exportação de soja. Os dados de maio até segunda semana já saíram, foram 5 mi e tantas ton. Então provável que essa estimativa da Cargonave seja com base na aduana, como é atualmente feito na Secex. Vai mudar no segundo semestre para embarcado. Isso quer dizer que os dados da Secex a partir do segundo semestre vão dizer o volume embarcado e não mais o que foi aprovado pela burocracia mas não foi embarcado ainda.

      0
  • carlo meloni sao paulo - SP

    So' faltava a Russia entrar no mercado da soja ... Tem terras sem limites e frete barato, bem proximo da China.

    3
    • Virgilio Andrade Moreira Guaira - PR

      O clima lá na Rússia é desfavorável.

      2