Brasil deve ter produção e exportação recordes de soja em 2018, prevê Abiove

Publicado em 23/07/2018 12:40

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil deve produzir um recorde de 118,7 milhões de toneladas de soja neste ano, projetou nesta segunda-feira a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), que também aposta em embarques históricos pelo maior exportador global da oleaginosa em grão.

Com a safra já colhida, a nova estimativa da entidade para a produção é 0,3 por cento maior que a divulgada em maio e também supera os quase 114 milhões de toneladas registrados no ano passado.

A safra de soja deste ano levantou receios por causa de uma estiagem durante o plantio, entre setembro e outubro de 2017, mas depois o tempo melhorou, e as lavouras acabaram registrando altas produtividades.

A maior produção deve contribuir para um aumento nas exportações brasileiras neste ano, estimadas agora pela Abiove em 73,5 milhões de toneladas, de 72,10 milhões anteriormente e aproximadamente 68 milhões no ano passado.

Diversas consultorias e associações vêm revisando para cima as estimativas de vendas de soja do Brasil em 2018 em razão não só da colheita recorde, mas também da disputa comercial entre Estados Unidos e China, que pode levar o gigante asiático a comprar mais da oleaginosa brasileira para suprir seu mercado.

Como resultado, a receita que o setor deve obter em 2018 com exportações do complexo soja, incluindo também farelo e óleo, deve alcançar 37,53 bilhões de dólares, contra 36,86 bilhões na previsão anterior e 31,72 bilhões em 2017 --a soja tem sido o principal produto de exportação do Brasil.

REVISÃO NA EXPORTAÇÃO DE PRODUTOS

A Abiove manteve suas previsões de produção de farelo e óleo no Brasil neste ano, em 32,80 milhões e 8,65 milhões de toneladas, respectivamente.

A associação, por outro lado, reduziu a expectativa de exportação de farelo de soja em 1,5 por cento, para 16,75 milhões de toneladas, mas o volume ainda supera as 14,38 milhões de toneladas de 2017.

Enquanto isso, a exportação de óleo de soja foi elevada em 27,8 por cento na comparação com a previsão de maio, para 1,150 milhão de toneladas, o que ainda fica abaixo do 1,34 milhão de toneladas do ano passado.

(Por José Roberto Gomes)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário