Deral confirma que apesar do aumento de área plantada, produção final de soja no Paraná foi menor que safra passada
O último levantamento divulgado pelo Departamento de Economia Rural, confirma que apesar do aumento de 3% na área cultivada, a produção de soja no estado do Paraná foi menor. Segundo os técnicos do Deral foram colhidas cerca de 19,1 milhões de toneladas. Esse volume é 4% inferior ao produzido na safra 2016/17, quando foram obtidas cerca de 19,8 milhões de toneladas.Problemas climáticos atrasaram o plantio das lavouras, e na sequência, o excesso de umidade e de dias encobertos foram prejudiciais para o desenvolvimento da cultura.
De acordo com a CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento – A produção brasileira de soja foi 4% maior nesta safra. Foram produzidas no Brasil, cerca de 119 milhões de toneladas da oleaginosa. Diferentemente do que ocorreu no Paraná, o clima foi benéfico na maioria das regiões produtoras, o que possibilitou uma safra recorde. Os maiores estados produtores foram: Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso do Sul.
Já a produção mundial de soja tende a ser ainda maior na safra 2018/19. O relatório mensal divulgado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) aponta para uma produção de quase 360 milhões de toneladas, cerca de 7% superior ao produzido na safra 2017/18. Importantes regiões produtoras como a Argentina, tiveram o seu potencial produtivo reduzido na safra anterior, devido a adversidades climáticas, como a falta de chuvas. O aumento na produção mundial é reflexo de um acréscimo de cerca de 5% na área a ser plantada e também de uma recuperação nas produtividades.
0 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto