Colheita da soja deve ser 25% maior em 2018 em Roraima

Publicado em 21/08/2018 16:02
Abertura da colheita será transmitida pelo Notícias Agrícolas

Foram plantados 40 mil hectares de soja e a expectativa é colher 50 sacas por hectare, totalizando 2 milhões de sacas do grão

A Abertura Oficial da Colheita da Soja no Cerrado de Roraima – Safra 2018 será nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, com visitas, palestras técnicas e a Largada da Colheita da Soja na Fazenda Paraíso, no KM 76 da BR-401. O evento é organizado pela Comissão Organizadora da Colheita da Soja (COC Soja) e pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Roraima (FAERR).

Neste ano, foram plantados 40 mil hectares de soja, um crescimento de 25% em relação a 2017. “Esperamos colher uma média de 50 sacas por hectare, totalizando 2 milhões de sacas de soja. Temos muitas lavouras de primeira plantação, mas teremos uma produtividade alta mesmo assim, pois o clima está colaborando para a colheita”, afirmou o presidente da COC Soja 2018, Ermilo Paludo.

No primeiro dia de evento, os agricultores de Roraima e de outros estados conhecerão as tecnologias desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em campo experimental, incluindo novas cultivares de soja com importantes vantagens competitivas.

À tarde, ainda no dia 31 de agosto, as “Oportunidades para o Agronegócio de Roraima” serão o tema central de palestras técnicas, ministradas no Centro Amazônico de Fronteira (CAF), no campus Paricarana da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Em seguida, será realizada a solenidade de Abertura Oficial da Colheita da Soja no Cerrado de Roraima – Safra 2018, com palestra magna “Soja – Base de Plataforma de Produção de Alimentos para Mercados em Expansão”, de Gustavo Spadotti, da Embrapa Territorial.

No dia 1º de setembro, o produtor Genor Faccio será o anfitrião, na Fazenda Paraíso, do Dia de Campo, com a Largada da Colheita da Soja, com visitação às áreas de lavoura, e a exposição de máquinas, produtos, tecnologias e serviços. “É um orgulho para mim e para minha família receber esse evento na Fazenda Paraíso. Queremos mostrar para a população e para os visitantes que o cerrado de Roraima funciona. Ainda hoje temos pessoas que não acreditam no cerrado, mas tenho certeza que os visitantes vão gostar e vão ficar animados em investir aqui porque temos muitas vantagens”, comentou Faccio.

As vantagens a que o produtor se refere são o custo das terras, variedades de soja, integração lavoura-pecuária, acesso rápido ao mercado e entressafra brasileira. “Este é o nosso grande diferencial. Plantamos no mesmo período que os Estados Unidos porque estamos acima da Linha do Equador. Os melhores preços do grão normalmente aparecem na época que nós colhemos, de agosto a outubro”, frisou Paludo.

Para o presidente da FAERR, Sílvio de Carvalho, os produtores de soja em Roraima são heróis. “A maioria está integrando a lavoura e a pecuária. Estamos no caminho certo e, em pouco tempo, vamos ter aqui nossa própria ração, vamos ter criação de pequenos animais, viabilizando outras culturas”, disse.

Programação

31 de agosto (sexta-feira)

- Visita ao Campo Experimental da Embrapa do Água Boa (8h às 12h)

- Palestras técnicas “Oportunidades para o Agronegócio de Roraima” (CAF/UFRR)

13h30: Entrega de material e inscrições

14h: Abertura

14h15: Integração Lavoura – Pecuária – Floresta em Roraima

15h15: Calagem e Gessagem para os Solos Roraimenses: Desafios e Soluções

16h15: Intervalo

16h30: Medidas para Mitigar a Entrada de Pragas Quarentenárias na Propriedade Rural

17h30: Encerramento

- Solenidade da “Abertura Oficial da Colheita da Soja em Roraima – Safra 2018” (CAF/UFRR)

            19h30: Abertura Solene

19h40: Pronunciamentos Institucionais

19h50: Apresentação de Vídeo Institucional

20h: Apresentação dos resultados do Diagnóstico sobre a Soja em Roraima, realizado pelo Sistema FAERR e a EMBRAPA

20h30: Palestra Magna “Soja – Base de Plataforma de Produção de Alimentos para Mercados em Expansão”, com Gustavo Spadotti, da Embrapa Territorial

21h30: Encerramento

1º de setembro (sábado)

- Largada da Colheita da Soja com visitação às áreas de lavoura da soja e exposição de Máquinas, Produtos, Tecnologias e Serviços (8h às 15h, na Fazenda Paraíso, KM 76 da BR-401)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
COC Soja

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário