Soja intensifica altas em Chicago com possibilidade de acordo entre China e EUA

Publicado em 04/03/2019 12:51

LOGO nalogo

Os preços de soja intensificaram suas altas na Bolsa de Chicago na tarde desta segunda-feira (4), mesmo sem qualquer confirmação de mudança no cenário Estados Unidos x China. Os futuros da oleaginosa subiam entre 11,75 e 12 pontos, por volta de 12h30 (horário de Brasília), com o mercado na esperança de um acordo entre chineses e americanos. Com isso, o maio já tinha US$ 9,24 e o agosto era cotado a US$ 9,43. 

O mercado mais uma vez reage aos boatos e, nesse caso, principalmente, às especulações de que Donald Trump e Xi Jinping deverão se reunir para assinar um acordo que já estaria pronto no próximo dia 27 de março. Além disso, o presidente americano pediu à China a imediata retirada das tarifas sobre produtos agrícolas norte-americanos, porém, ainda não foi atendido. 

Ainda assim, com o mercado sem ter onde se segurar, as possibilidades e novas informações que aparecem acabam tornando-se combustível para uma movimentação dos preços em Chicago, onde a especulação já está exausta. 

É importante dizer ainda que novas compras de soja pela China nos EUA não estão sendo feitas. 

Já faz uma semana que o Secretário de Agricultura do EUA, Sonny Perdue, afirmou que a China teria se comprometido a comprar mais soja americana, porém, efetivamente, nenhuma nova venda foi feita até agora. E também à Bloomberg, traders que acompanham de perto o mercado chinês afirmam que nenhum acordo sobre a oleaginosa foi realmente fechado. 

"Houve, certamente, muita conversa. Mas não vimos nenhuma evidência de que os exportadores americanos estejam alinhando o frete marítimo para enviar grandes volumes de commodities agrícolas (dos EUA) para a China", diz o economista chefe da INTL FCStone, direto dos EUA, Arlan Sunderman. 

Leia mais:

>> Trump pede retirada imediata das tarifas da China sobre produtos agrícolas americanos

 

A safra argentina e a reeleição de Macri (o Antagonista)

A safra argentina de soja deve bater recorde em 2019, relata Duda Teixeira em Crusoé. A expectativa é que chegue a 52 milhões de toneladas.

Se confirmado o resultado, Mauricio Macri terá mais dinheiro para gastar no ano em que deve disputar a reeleição.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário