Estatais da China compram mais 1,5 milhão de t de soja nos EUA

Publicado em 28/03/2019 15:10 e atualizado em 29/03/2019 04:49
3334 exibições

LOGO nalogo

Como um novo sinal de boa vontade para que um acordo seja firmado, a China comprou mais 1,5 milhão de toneladas de soja dos EUA nesta quinta-feira (28) através de suas estatais. Há fontes que afirmam que as compras poderiam chegar a até 2 milhões de toneladas. 

O embarque está programado para o intervalo de julho a agosto, a maior parte pelo Golfo, e este é o segundo maior volume de compras no chinesas no mercado americano neste mês. 

Líderes americanos estão na China nesta semana para dar continuidade às negociações para que um consenso seja firmado entre as duas maiores economias do mundo após uma disputa comercial que já dura mais de um ano. As expectativas sobre esse acordo, porém, são as mais variadas possíveis neste momento. 

De acordo com informações da Reuters Internacional, os dois países têm avançado nas conversas e a China teria feito, inclusive, uma proposta bastante interessante aos EUA na questão da tecnologia. Foi "um movimento sem precedentes em questões delicadas como transferência forçada de tecnologia, mas ainda existem pontos controversos", disseram à Reuters algumas autoridades americanas. 

Leia mais:

>> China faz proposta sem precedentes sobre transferência de tecnologia, desafios continuam, dizem autoridades dos EUA

Com esse volume, ainda segundo a Reuters Internacional, faz com que as compras totais da China desta safra 2018/19 dos EUA somem 12,7 milhões de toneladas, contra mais de 28 milhões no mesmo período da temporada anterior, conforme números do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). 

Em seu reporte de vendas semanais para exportação, divulgado nesta quinta, o departamento informou que, na última semana, os EUA venderam somente 181,8 mil toneladas de soja da safra atual, 52% menos do que na semana anterior, 85% menos do que a média dos últimos quatro semanas. Além disso, o volume ficou ainda bem abaixo das expectativas do mercado de 500 mil a 1 milhão de toneladas. 

E o programa de exportação de soja dos EUA segue bastante atrasado, com a demanda pelo produto norte-americano ainda muito enfraquecida. Em todo o ano comercial 2018/19, o país já comprometeu 41.668,1 milhões de toneladas, contra 50.351,1 milhões do mesmo período da temporada anterior. O USDA estima que as vendas totais americanas cheguem a 51,03 milhões de toneladas. 

Tags:
Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

1 comentário

  • Joacir A. Stedile Passo Fundo - RS

    A China compra 1,5 milhão de ton de soja "em sinal de boa vontade" ou porque precisa comer?

    2
    • EDMUNDO TAQUESVENTANIA - PR

      E por que o preço estão irrisórios!!!

      0