Soja repercute números do USDA e volta a cair nesta 3ª feira na Bolsa de Chicago

Publicado em 16/07/2019 08:01

LOGO nalogo

O mercado internacional da soja opera em baixa nesta terça-feira (16) com os preços reagindo ao boletim de acompanhamento de safras que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) trouxe ontem, no final do dia. 

As cotações recuavam, por volta de 7h55 (horário de Brasília), perdiam entre 6 e 6,50 pontos, com o agosto sendo cotado a US$ 8,95 e o novembro, US$ 9,13 por bushel. 

O USDA surpreendeu ao aumentar em 1 ponto percentual o índice de lavouras de soja em boas ou excelentes condições, enquanto os traders, porém, apostavam em uma nova baixa dos números, como aconteceu na semana anterior. 

Até o último domingo, de acordo com o reporte semanal de acompanhamento de safras, o total de lavouras em bom estado passou de 53% para 54%, enquanto as expectativas dos traders variavam de 51% a 52%. São 34% das plantações em condições regulares, contra 35% da semana anterior, e 12% em situação ruim ou muito ruim, mesmo número da semana passada. 

Também sobre a soja, o reporte informou que o percentual de lavouras que já emergiram passou de 90% para 95%, contra 99% de média dos últimos cinco anos e frente aos 100% de 2018. O estado que ainda está abaixo dos 90% é o Missouri, com 84%. 

São também 22% dos campos de soja em fase de florescimento, um aumento de 12% em relação à semana anterior. No ano passado, nesse período eram 62%, e a média dos últimos anos é de 49%. 

Além da melhora da última semana, as previsões indicam a possibilidade de algumas chuvas chegando a partes da região do Delta e do leste do Corn Belt nas próximas semanas, depois da passagem da tempestade tropical nos EUA no último final de semana. 

E assim, de olho nestas previsões,  os preços já vêm recuando desde ontem, quando encerrou os negócios perdendo mais de 10 pontos. Como explicou o analista de mercado Eduardo Vanin, da Agrinvest Commodities, estas condições de temperaturas um pouco mais amenas e condições melhores de chuvas podem ser confirmadas depois dessa onda de calor forte que vem comprometendo os campos em partes do cinturão. 

Veja como fechou o mercado nesta segunda-feira:

>> Soja fecha a 2ª feira com mais de 10 pts de queda na CBOT especulando frente fria nos EUA

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário