Soja: China aprova compras livres de tarifas dos EUA, por Bloomberg

Publicado em 24/07/2019 14:52

De acordo com informações da Bloomberg, o governo chinês autorizou cinco empresas a comprar até 3 milhões de toneladas de soja dos EUA. A compra será livre de tarifas de importação retaliatórias, à medida que as negociações comerciais entre os dois países continuam, disseram fontes que não quiseram se identificar.

O montante faz parte de um gesto de boa vontade em relação aos EUA, e pode haver uma segunda rodada de isenções dependendo de como as negociações comerciais progredirem.

Entre as empresas está o grupo estatal Jiusan Group, bem como a Shandong Bohi Industry Co. e a China Sea (Zhonghai) e a Oil Industry Co., de capital fechado. O Yihai Kerry Group, uma subsidiária chinesa da Wilmar International Ltd. com sede em Cingapura, e o Hopefull Grain & Oil Group também estão entre as empresas.

Autoridades dos EUA devem viajar para a China na próxima semana para negociações comerciais, essa é a primeira tentativa de retomada de relações entre os dois países desde maio. O presidente Donald Trump reclamou que a China não aumentou suas compras de produtos agrícolas americanos, uma promessa que ele disse ter sido garantida em uma reunião com Xi Jinping na cúpula do G20 em Osaka no mês passado.

A decisão sobre as compras de soja se deu após uma reunião entre o governo chinês e compradores de soja na última sexta-feira em Pequim. Depois que a China adotou tarifas de 25% sobre a soja dos EUA em julho de 2018, as importações do maior consumidor do mundo despencaram para quase zero no final do ano passado.

- Com a ajuda de Shuping Niu, Isis Almeida e Steven Yang

Para mais informações, acesse o site da Bloomberg
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Bloomberg

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Geraldo Emanuel Prizon Coromandel - MG

    Gesto de boa vontade???! Isso pra mim é a mais pura sacanagem... Comprou barato no Brasil a safra toda, alegando altos estoques americanos e inflando a peste suína de acordo com a conveniência. Agora que precisa de soja isenta de tarifa suas empresas. Sacanagem pura...

    3
  • samuel de aguiar luz sabáudia - PR

    MENTIRA que foi gesto de "boa vontade"!!!,... ela está descoberta em soja para o final do ano , e está aproveitando a pechincha e assim limpando os estoques do Brasil... e agora vai ter q buscar no USA... Iinfelizmente o produtor brasileiro está entregando a soja a preco de banana , hora por necessidade, hora por desinformacao ou ate manipulado pelo grande setor consumidor.

    Falta UNIAO.

    2
    • Renato Luiz Hannisch Santa Maria - RS

      Perfeita jogada de mestre! Os chineses é que estão dando as cartas. Precisamos aprender com eles...(?????)?

      0
    • Adalberto José Munhoz Campo Mourão - PR

      Que novidade essa de chinês e americano em detrimento de nós que, mesmo produzindo tanto grão, não temos uma bolsa na América do Sul??? somos marionetes de americanos e chineses ... mas o que se espera pro futuro?

      1
    • Francisco José Fontana Junior Faxinal dos Guedes - SC

      Infelizmente o produtor brasileiro sabe muito bem produzir soja, porém não sabe administrar de forma a visar lucro por hectare. Enquanto o produtor trabalhar "apertado" será refém dos compradores e dos preços que eles impõem, pois estes sabem visar lucro e não apenas resultado bruto.

      1