Soja inicia semana em alta na Bolsa de Chicago e foca encontro China x EUA

Preços da soja em alta na manhã desta segunda-feira (29) na Bolsa de Chicago. Por volta de 7h40 (horário de Brasília), as cotações subiam entre 5 e 5,25 pontos, com o agosto valendo US$ 8,88 e o novembro, US$ 9,06 por bushel. O mercado inicia a semana se posicionando, após a especulação intensa da semana anterior. Ainda assim, enfrenta novos dias de uma série de fatores em aberto.
Um dos principais pontos de atenção nesta semana será o encontro pessoal que acontece na China entre líderes americanos e chineses para retomar as negociações em torno do conflito comercial. A disputa já dura mais de um ano e que mudou completamente a dinâmica do mercado global de soja.
Os países buscam um acordo, mas se sabe que o caminho ainda é bastante longo. O presidente Donald Trump, durante a semana, mais uma vez fez declarações sobre a nação asiática e e afirmou que não acredita que um consenso seja alcançado na reunião dos próximos dias.
Paralelamente, foco no clima no Corn Belt e no desenvolvimento das lavouras norte-americanas. As condições ainda são bastante irregulares e há regiões de produção onde o cenário de falta de chuvas de mais de 10 dias já traz mais preocupações ainda sobre a qualidade da soja e do milho.
"Embora o oeste e norte do Corn Belt estejam melhorando, parte das áreas de Illinois e Indiana continuam precisando urgentemente de chuvas", diz o diretor do Grupo Labhoro, Ginaldo Sousa.
A expectativa do mercado para o boletim semanal de acompanhamento de safras que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) traz no final da tarde de hoje, após o fechamento do pregão, indica o índice de lavouras de soja em boas ou excelentes condições em 53%, contra 54% da semana anterioe e 67% de média dos últimos cinco anos. O relatório chega às 17h (Brasília).
Veja como fechou o mercado na última semana:
>> Soja: Com muitos fatores indefinidos, produtor no BR tem que buscar proteção de preço
0 comentário
Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira