Já são sete casos de esporos da ferrugem asiática em coletores no Paraná
Atualmente com 245 coletores em todo o PR, o Alerta Ferrugem confirmou mais quatro casos de presença de esporos em coletores, agora nos municípios de Campo Mourão, Goioerê, São João e Quedas do Iguaçu, que somados aos casos de Tamarana, Engenheiro Beltrão e Vitorino, totalizam sete casos até a presente data. Porém, continuamos sem sintomas da doença nas plantas nos talhões monitorados.
Reforçamos que o coletor de esporos de ferrugem asiática da soja é mais uma ferramenta de apoio no manejo da doença, cuja informação não deve ser utilizada de forma isolada para tomada de decisão no manejo da doença, dada a sua agressividade e potencial de redução de produtividade. Além do coletor, deve-se observar sintomas em folhas, estádio da cultura e condições ambientais.
Destacamos que nesta ultima semana, o Consórcio Antiferrugem confirmou os dois primeiros casos de sintomas de ferrugem asiática em lavouras comerciais (Castro e Ubiratã), reforçando o estado de alerta em relação a doença.
Importante que agricultores e técnicos intensifiquem as vistorias das lavouras de soja, visando identificar sintomas em lavouras comerciais, bem como acessar semanalmente o site Alerta Ferrugem, acompanhando o desenvolvimento da doença para os demais municípios e regiões do PR.
Quando do uso de fungicidas, importante observar a eficiência dos mesmos, conforme os ensaios do Consórcio Antiferrugem.
0 comentário
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira