Safra de soja 2019/20 no PR está com 88% das áreas em boas condições, diz Deral

Publicado em 07/01/2020 15:54
O desempenho representa avanço de um ponto porcentual em relação ao último balanço da entidade, divulgado em dezembro

A safra de soja 2019/20 plantada no Paraná tem 88% das áreas consideradas em boas condições, informou o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, com base em avaliação realizada até a segunda-feira, 6.

O desempenho representa avanço de um ponto porcentual em relação ao último balanço da entidade, divulgado em dezembro. Outros 10% das lavouras estão em condições médias e 2% são classificadas como ruins.

Dentre as fases de formação da oleaginosa, 53% está em frutificação, 28% em floração, 17% em desenvolvimento vegetativo e 2% em maturação. O plantio já foi concluído e a colheita ainda não começou.

No milho primeira safra, assim como na soja, o plantio está concluído e nenhuma das áreas foi colhida. Segundo o Deral, 90% das lavouras estão em boas condições e 10% em médias. Com relação às fases, 46% está na etapa de frutificação, 32% em floração, 14% em desenvolvimento vegetativo e 8% em maturação.

O feijão primeira safra tem 33% das áreas colhidas. De acordo com o levantamento do Deral, 91% das lavouras estão em boas condições e 9% em médias. Cerca de 43% das áreas estão em fase de maturação, 35% em frutificação e 22% em floração.

Quanto à segunda safra de feijão, o plantio foi iniciado e alcançou 3% das áreas. Do total semeado, 53% das áreas estão em boas condições e 47% em médias. Dentre os estágios da planta, 83% está em germinação e 17% em desenvolvimento vegetativo.

Paraná registra colheita das primeiras áreas de soja em 2019/20: 495 hectares

SÃO PAULO (Reuters) - O Paraná, um dos maiores produtores de soja do Brasil, registrou suas primeiras colheitas da oleaginosa na safra 2019/20, em uma área de 495 hectares, de acordo com boletim do Departamento de Economia Rural (Deral), do governo do Estado.

A área colhida é ínfima perto do total plantado, de 5,48 milhões de hectares, e confirma também um atraso no ritmo dos trabalhos na comparação com a mesma época da temporada passada, quando o Paraná teve a colheita mais antecipada de sua história.

O Estado registrou 5% da área colhida em 7 de janeiro do ano passado, segundo o Deral.

"É coisa bem pontual, lavoura bem precoce, a colheita vai firmar a partir da virada do mês, até porque atrasou bastante, vamos ver concentração de colheita mais para o mês de fevereiro e março", disse o economista do Deral Marcelo Garrido.

"É bem pouca coisa, uma propriedade ou outra, área em que não foi feito o replantio", disse ele, lembrando que os primeiros cultivos tiveram de ser replantados, devido ao tempo seco, o que atrasou mais os trabalhos.

Na temporada passada, ocorreu o inverso, as chuvas atingiram o Estado logo em setembro, permitindo o plantio mais antecipado da história. Depois, o tempo ficou seco, quebrando a safra paranaense em cerca de 3 milhões de toneladas, lembrou Garrido.

Na safra atual, embora o plantio tenha sido prejudicado no início pela falta de chuvas, as precipitações voltaram com mais intensidade em novembro, o que deve garantir uma boa safra.

O Estado deve colher 19,7 milhões de toneladas em 2019/20, segundo a última estimativa do Deral.

Mas Garrido ainda acredita que esse número será reavaliado, provavelmente para baixo, em função de um clima não tão bom no início do ciclo.

O recorde histórico de colheita de soja no Paraná foi obtido na safra 2016/17, quando o Estado colheu 19,9 milhões de toneladas.

Além do Paraná, o Mato Grosso já registra também colheitas em áreas isoladas.

De maneira geral, a safra de soja do Brasil está indo bem, com analistas projetando um recorde.

Na segunda-feira, a FCStone ainda elevou a previsão da safra de soja do Brasil 2019/20 para um recorde de 121,76 milhões de toneladas, ante 121,6 milhões de toneladas na estimativa anterior.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Notícias Agrícolas/Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário