INTL FCStone revisa para cima colheita de soja na safra 2019/20, para 124 milhões de t

Publicado em 04/02/2020 14:36

LOGO estadao


O Brasil deve colher na safra 2019/20 um total de 124 milhões de toneladas de soja, aumento de 8% ante a colheita de 2018/19 consolidada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), projetou há pouco a consultoria INTL FCStone. Em relação à estimativa mais recente de janeiro deste ano, houve avanço de 1,9%.

Já os estoques devem encerrar 2020 em 5,78 milhões de toneladas. Além disso, a expectativa da consultoria para as exportações brasileiras da oleaginosa se manteve em 72 milhões de toneladas, para um consumo doméstico de 48 milhões de toneladas este ano. "Cabe lembrar que a Conab ainda vai divulgar revisões do quadro de oferta e demanda da soja, possivelmente para várias safras passadas, o que pode afetar os números da safra 2019/20", diz a analista de Inteligência de Mercado da consultoria, Ana Luiza Lodi.

A consultoria observa ainda que em Mato Grosso do Sul e em Goiás, além da perspectiva de aumento de rendimento, houve revisão também de área, para respectivamente, 3,020 milhões de hectares (de 2,961 milhões de ha na projeção de janeiro) e 3,58 milhões de hectares (ante 3,531 milhões de hectares em janeiro). "No caso de resultados favoráveis se manterem até o fim da colheita, haveria espaço para novos aumentos nas próximas revisões", diz Ana Luiza Lodi. Já no Rio Grande do Sul, o clima quente e seco trouxe cortes no rendimento, levando a produção estimada cair pouco mais de 400 mil toneladas. "Apesar disso, o clima em fevereiro ainda é importante, já que o ciclo no Rio Grande de Sul é mais tardio."

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Tânia Rabello
Fonte:
Estadão Conteúdo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário