Matopiba e partes do Cerrado sofrem com excesso de chuvas na colheita, mas problemas são pontuais

Publicado em 25/02/2020 15:41

LOGO nalogo

Enquanto o Rio Grande do Sul sofre com a falta de chuvas e os produtores do estado vêm sua soja se desidratando à espera de água, as precipitações que seguem concentradas na região do Matopiba ainda trazem preocupação aos sojicultores locais. Em algumas regiões, os trabalhos de campo estão bem comprometidos diante das chuvas excessivas, que alagaram alguns campos. 

Leia mais:

>> RS recebe chuvas pontuais, no centro do estado, mas alívio para a soja quase não vem

Os vídeos abaixo mostram os problemas que enfrentam os produtores de Aparecida do Rio Negro, no Tocantins, por exemplo.

Do mesmo modo, o final de semana, como relata a ARC Mercosul, foi de chuvas intensas em partes do Cerrado brasileiro, como médio-sul de Mato Grosso e sudoeste e centro de Goiás, além do noroeste de Minas Gerais. A imagem abaixo mostra as atuais condições em Unaí, no estado mineiro. 

Unaí/MG

Em Diamantino, Mato Grosso, há dois dias alguns produtores não conseguem avançar a com a colheita em função do tempo excessivamente chuvoso. 

Diamantino

Diamantino

Apesar disso, os diretores da consultoria afirmam que os problemas não se configuram como ameaças para as safras locais ou para a produção nacional. "A ARC alerta que as dificuldades foram pontuais e não refletem uma ameaça para a produção nacional, até o momento", dizem os especialistas. 

Ainda segundo a ARC, os próximos cinco dias poderão receber chuvas de 35 a 80 mm acumulados, se estendendo do litoral de São Paulo ao noroeste de Mato Grosso. "Além do mais, o Paraná, Santa
Catarina e norte do Rio Grande do Sul também serão favorecidos com o mesmo padrão chuvoso", diz a consultoria.

As imagens abaixo, que partem do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), mostram que nesta terça-feira (25), elevados acumulados de chuvas continuam sobre a região. 

Satélite Inmet

E nos próximos dias, a região do Matopiba também deverá continuar recebendo intensos acumulados de chuvas, ao menos até o início de março. No Cerrado, as precipitações também continuam, principalmente em Mato Grosso e Goiás, como mostra a previsão abaixo, também do Inmet. 

Previsao - até 29/02

De acordo com o último levantamento da ARC Mercosul, a colheita brasileira da soja está em linha com o a média dos últimos cinco anos e chegou a 34,2% da área 2019/20. Veja no gráfico a seguir:

Colheita ARC

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes| Instagram@jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário