Navio com soja encalha em baía de porto de SC; operação é retomada com restrição

Publicado em 05/03/2020 15:19

LOGO REUTERS

O navio graneleiro Aeolian Grace carregado com 65.804 toneladas de soja encalhou na madrugada de quarta-feira na Baía Babitonga, após deixar o porto de público de São Francisco do Sul (SC), o que deve trazer algumas limitações para novas atracações no local, informou a autoridade portuária nesta quinta-feira.

As atividades no porto, que ficaram suspensas desde o incidente, receberam autorização para serem retomadas no início da tarde desta quinta-feira, segundo a assessoria de imprensa do porto, mas novas atracações serão analisadas caso a caso.

A atracação dependerá do tamanho do navio e se a embarcação conseguirá realizar todas as manobras, considerando que o graneleiro Aeolian Grace segue encalhado, acrescentou o porto.

Com a autorização para retomada das operações, às 13:45 o navio Bunga Lilac iniciou a manobra para descarregamento de aproximadamente 5.000 toneladas de óleo vegetal.

Segundo o porto, quatro navios aguardavam para atracar em São Francisco do Sul e carregar soja.

Não havia informação se eles teriam autorização para atracar --o porto não trabalha com contêiner, conforme a assessoria de imprensa local.

Em termos de volume de movimentação de grãos, São Francisco do Sul é o oitavo porto do Brasil, com exportações de 4,2 milhões de toneladas de soja e 1,5 milhão de toneladas de milho, segundo levantamento da agência marítima Cargonave.

O encalhe do navio ocorre em momento de escoamento da nova safra de soja, que está sendo colhida. O Estado de Santa Catarina não é um grande produtor de grãos, mas o porto de São Francisco do Sul recebe cargas de grãos produzidos em outros Estados.

Autoridades discutiram ações relacionadas ao incidente nesta quinta-feira, segundo a assessoria de imprensa.

Ficou definido também que será feito um estudo para eventualmente a realização da salvatagem do navio, que consiste na retirada da carga para aliviar o peso, o que facilitaria o desencalhe.

O navio tinha como destino Cingapura, segundo o porto. Mas relatório da Cargonave apontou a China como destino final da soja.

O porto informou ainda que, antes de encalhar, o navio desatracou em condições de mar, ventos e calado dentro dos parâmetros operacionais adequados para navegabilidade estabelecidos pela autoridade marítima.

A equipe técnica do Porto e Praticagem avaliam os danos causados ao navio, segundo uma nota do porto, que acrescentou que não tinha sido identificado vazamento de óleo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário