DATAGRO mostra avanço na colheita de soja e milho do Brasil, apesar de limitação com chuvas

Publicado em 18/03/2020 13:49
Trabalhos de colheita da oleaginosa registram 63,5% da área esperada e no milho saltaram para 54,7%

A colheita de soja e milho avançou no Brasil no comparativo semanal levantado pela Consultoria DATAGRO, apesar de limitações do fluxo com chuvas parciais. Até o dia 13 de março, os trabalhos no campo com a oleaginosa atingiram 63,5% da área estimada. No milho, a safra de verão registrou colheita de 54,7% na região Centro-Sul.

“De novo, o registro de chuvas parciais sobre parte da região produtora limitou um pouco o fluxo. De todo o modo os trabalhos puderam avançar nos intervalos entre as precipitações”, afirma Flávio França Junior, coordenador da DATAGRO Grãos. Os resultados de rendimento médio são mantidos dentro ou acima das expectativas na maioria das áreas.

A situação é diferente, porém, nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que sofreram perdas consideráveis na temporada, e ainda seguem com clima irregular neste momento.

A colheita da oleaginosa registrou avanço de pouco mais de oito pontos percentuais ante a semana anterior (54,8%). Apesar disso, os trabalhos estão mais lentos do que no mesmo período de 2019, quando atingiram 67,7% da área esperada, segundo apuração da DATAGRO. Além disso, a média de cinco anos aponta para 56,3%.

Os trabalhos até o momento estão mais avançados nos estados de Mato Grosso (98,0%), Mato Grosso do Sul (88,0%) e Paraná (77,0%).

No milho, a colheita da safra de verão 2020 registrava 54,7% da área esperada até o dia 13 de março na região Centro-Sul do Brasil. Na semana anterior, o registro era de 48,4%. Os trabalhos estão mais adiantados em relação ao mesmo período do ano passado, quando registravam 48,0% da área. A média de cinco anos é de 48,2%.

A colheita está mais adiantada no momento no Paraná (66,0%), Rio Grande do Sul (60,0%) e Goiás (60,0%).

Plantio do milho de inverno 2020
Os trabalhos de plantio da safra de inverno 2020 de milho no Centro-Sul do Brasil atingiram 90,4% da área esperada até o dia 13 de março, segundo levantamento da DATAGRO Consultoria. Na semana anterior, estavam em 82,1%. O plantio está levemente mais lento do que no mesmo período de 2019 (91,9%), mas acima da média dos últimos cinco anos (87,2%).
“O plantio está virtualmente encerrado no Mato Grosso, com 99,8% semeados, apesar do clima irregular. Com isso, percebemos que neste caso grande parte da safra conseguiu ser cultivada dentro do período de recomendação técnica. Considerando que existem boas chuvas previstas em março, e que ainda teremos alguns episódios de chuvas em abril, o sentimento para a safra segue no geral positivo”, explica França.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Datagro

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário