Farelo de soja da China sobe para máxima de 5 meses por preocupações com oferta

Os contratos futuros do farelo de soja negociados na China subiram para uma máxima em quase cinco meses nesta sexta-feira, com os surtos de coronavírus na América do Sul alimentando novas preocupações sobre os suprimentos já apertados.
O principal contrato do farelo de soja subiu 2,5%, para 2.832 iuanes por tonelada, o maior valor desde o início de novembro do ano passado.
"O salto foi devido à doença do coronavírus. O mercado está preocupado com o fato de os surtos na América do Sul afetarem o fornecimento de soja e farelo de soja", disse Monica Tu, analista da Shanghai JC Intelligence Ltd, uma consultoria agrícola de Xangai.
Importadores chineses têm comprado ativamente soja do Brasil, seu principal exportador de oleaginosas, com boas margens de esmagamento, mas as chuvas no país da América do Sul impediram a colheita e os embarques em fevereiro. Em março, a expectativa é de que as exportações sejam fortes, com a melhora climática.
A epidemia sem precedentes de coronavírus, também se espalhando rapidamente no Brasil e na Argentina, alimentou ainda mais as preocupações com suprimentos, pois ameaçava atrapalhar a logística e as operações nos principais portos da região.
"A situação está piorando. O mercado já está com escassez de suprimentos", disse um gerente de uma grande processadora no sul da China.
"Será um grande problema se não conseguirmos retirar as cargas (do Brasil) em abril e maio", disse o gerente, que se recusou a ser identificado porque não estava autorizado a conversar com a mídia.
Grupos de agronegócios no Brasil, maior exportador de soja para a China, buscaram ajuda do governo para garantir a continuidade das operações nos portos, em meio à crise do coronavírus.
Uma importante cidade portuária no principal centro de exportação de grãos da Argentina suspendeu as atividades para conter o vírus, o que adicionou preocupações.
Os baixos estoques na China e a situação preocupante no Brasil podem levar os compradores a procurar nos EUA, também um grande exportador, disseram analistas e traders.
Os compradores chineses compraram duas cargas de soja dos Estados Unidos nesta semana, para remessa do noroeste do Pacífico dos EUA, segundo operadores.
0 comentário
Soja tem boas altas em Chicago nesta 5ª feira, mesmo com USDA trazendo poucas novidades
China compra mais 264 mil t de soja dos EUA em onda de 'aquisições políticas'; BR segue mais competitivo
Soja opera com cautela e leves baixas nesta 6ª feira, à espera dos novos números do USDA
Preços da soja permanecem firmes no BR, se equilibrando entre variáveis do mercado e apesar da baixa em Chicago
Apesar de fundamentos fortes, soja realiza lucros em Chicago e fecha 5ª feira com baixas de dois dígitos
China volta às compras de soja dos EUA, mas mercado vê movimento mais político do que comercial