Brasil pode exportar volume recorde de soja de 13,5 mi t em abril, diz Safras & Mercado

SÃO PAULO (Reuters) - A exportação de soja do Brasil pode registrar novo recorde mensal em abril, com a programação de navios apontando para embarques de cerca de 13,5 milhões de toneladas, o que superaria a máxima mensal vista em março, avaliou a consultoria Safras & Mercado em nota nesta quinta-feira.
Com a colheita de uma safra recorde, o Brasil tem contado com uma forte demanda da China, que deverá concentrar suas compras país no primeiro semestre, o que levará a um acumulado acima do normal no período, segundo a consultoria.
Em março, o Brasil exportou 13,31 milhões de toneladas de soja, acrescentando que de janeiro a abril o line-up aponta para 35,075 milhões de toneladas.
Já no segundo semestre, a China deverá focar suas compras de soja nos Estados Unidos, honrando acordo comercial assinado com os norte-americanos, projetou a consultoria.
"Naturalmente, isso deve levar a uma forte queda na demanda pela soja brasileira a partir de julho, contrastando com o cenário atual", disse o analista da Safras, Luiz Fernando Roque, em nota.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Soja: Com melhor regime de chuvas em dezembro, plantio caminha para reta final no BR, avalia Pátria
Soja fecha com baixas de dois dígitos nesta 6ª em Chicago e contrato janeiro perde os US$ 10,80/bushel
Soja se distancia ainda mais dos US$ 11 com perdas de dois dígitos em Chicago nesta 6ª
Soja segue recuando em Chicago nesta 6ª feira e acumula 20 pts de baixa na semana
Preços da soja caem no Brasil com recuo do dólar e Chicago lateralizado nesta 4ª feira
China endurece regras para descarregamento de navios, alonga prazos e pode comprometer fluxo da soja