USDA informa nova venda de soja dos EUA para China nesta 3ª feira em meio a tensões

Publicado em 02/06/2020 11:00

LOGO nalogo

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) informou uma nova venda de soja para a China de 132 mil toneladas. O volume é todo referente à safra 2020/21. O anúncio chega logo na sequência das informações divergentes e confusas que chegaram ao mercado internacional nesta segunda-feira (1) sobre as relações entre China e Estados Unidos, que estão em um novo momento de acirramento das tensões. 

Ontem, o mercado já trabalhava com rumores de que a nação asiática teria feito a aquisição de três a quatro carregamentos de soja norte-americana,  enquanto circulam ainda as informações de que Pequim teria pedido às suas estatais que suspendessem suas compras da oleaginosa e de carne suína norte-americanas. 

De acordo com traders de mercado ouvidos pelo Notícias Agrícolas, a China comprou sete navios de soja norte-americana durante o último final de semana. Na semana passada, foram 13 navios dos EUA e outros 15 do Brasil. Ou seja, em maio foram cerca de 20 navios de soja americana comprados pelos chineses. 

Há duas informações conhecidas e confirmadas pelo mercado até este momento: a primeira é de que as relações entre chineses e americanos estão profundamente comprometidas sem boas perspectivas; a segunda é de que a demanda do país asiático pela oleaginosa é agressivo e sua necessidade é crescente. 

Entenda como caminham as relações entre as duas maiores economias do mundo:

>> Acirramento da disputa China x EUA compromete ainda mais retomada da economia global pós pandemia

E enquanto se resolvem Xi Jinpping e Donald Trump, as empresas chinesas seguem fazendo suas compras, dividindo-se entre Brasil e Estados Unidos, recompondo seus estoques e mantendo suas atividades em ritmo forte e acelerado. No entanto, a China sabe que a oferta brasileira é cada vez mais ajustada - com os embarques em todo 2020 somando po recorde para o período de 49,1 milhões de toneladas - e se garante com boas compras por aqui, enquanto segue incerto seu compromisso com os EUA. 

"Esse número de janeiro a maio (de embarques brasileiros de soja), para efeito de comparação, era 14 milhões de toneladas menor no ano passado, demonstrando que a China comprou muita soja brasileira, muito além do esperado. E se a China continuar essa briga com os EUA vai comprar mais ainda do Brasil no segundo semestre, só que precisa comprar mais do que temos disponível, então não acredito que ela consiga honrar com seus compromissos comprando soja apenas do Brasil", explica Luiz Fernando Gutierrez, analista de mercado da Safras & Mercado. 

Veja ainda:

>> Soja: Prêmios terão forte valorização no BR com suspensão de compras da China nos EUA

Ainda segundo o analista, a nação asiática ainda precisaria comprar, até o final do ano, algo perto de 8 milhões de toneladas ao mês para estar adequadamente abastecida e irá pulverizar suas compras para alcançar o necessário. "A China já tem de 8 a 10 milhões de toneladas contratadas do Brasil até junho e a partir de julho começa a olhar mais para a soja americana", completa.

A agência internacional de notícias Bloomberg contatou as estatais chinesas Sinograin e Cofco questionando o pedido de suspensão por parte de Pequim para que fossem suspensas as compras de soja dos EUA, porém, ainda não foi respondida. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Cesar Scherner Bracht Nao diso - SC

    Seu bando de urubu de tragédia. Se algo já não esta bem vcs ajudan a piorar so pra ver a carniça feder...

    Um día a soja pode cair abaixo de 8 uss, no outro ela pode chegar a 9 se clima ajudar. Titulos lidos na página! Com 24 hs de diferença!

    A soja so Deus sabe onde vai parar con o conflito Americano/Chinês.(sexta) No outro dia, segundo "fontes" a china manda suspender compras nos Estados Unidos....(Segunda-feira) adivinha... a soja sobe segunda e sobe na terça-feira...

    Nesta página o único bem informado e o editor pois o interese e manipular e nao informar... a muinto mais interesses ocultos do que verdades expostas nesta página.

    8