Três meses antes do próximo plantio, produtor de soja já precisa focar nas atividades pré-semeadura

Publicado em 03/06/2020 17:14 e atualizado em 03/06/2020 18:02

LOGO nalogo

Há três meses de iniciar o plantio da soja e o produtor já deve começar a se preocupar com as atividades pré-semeadura no campo. O período de estiagem já chegou para o Centro-Oeste do país e os volumes, apesar das últimas chuvas, tende também a serem mais baixos em todo o sul do país daqui para frente. 

Áureo Lantmann destaca que esse é o momento para o produtor pensar especialmente no controle de plantas daninhas. "Ele tem que começar a se preocupar com essas atividades, principalmente no controle de plantas daninhas e que deve ser feito até 30 dias antes da semeadura, para que ele não tenha lá na frente algum efeito fitotóxico", explica. A semeadura em todo o país começa próximo dia 10 de setembro. 

Além do controle, Áureo destaca que é importante que o produtor esteja atento às condições climáticas e programem com calma a semeadura do grão. "Semear só quando houver boas condições de umidade do solo ou que deva chover alguns dias para frente e isso hoje em função da meteorologia o agricultor consegue essa informação com muita facilidade e precisão", comenta. Segundo o especialista, a umidade ideal de solo para plantio deve ter entre 60 e 70% da capacidade de campo umida com água. 

Áureo também comenta que neste momento a maioria dos produtores já estão com produtos comprados para fazer a manutenção e a previsão dos próximos três meses pode sofrer algumas alterações, de acordo com cada propriedade. Segundo ele, cada produtor precisa estudar cada tipo de erva daninha na sua lavoura e que hoje muitas delas apresentam resistências aos herbicidas de controle. "Então além do glifosato ele vai ter que buscar outras alternativas para controlar e isso ele precisa começar a fazer já", afirma o especialista. 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário