Compradores chineses de soja pedem que exportador garanta cargas livres de vírus

Publicado em 23/06/2020 08:48

LOGO REUTERS

PEQUIM (Reuters) - Compradores chineses de soja estão pedindo a exportadores que assinem cartas garantindo que seus carregamentos não estão contaminados pelo coronavírus, disse um representante do Conselho de Exportação de Soja dos Estados Unidos.

O movimento vem à medida que a China tenta prevenir quaisquer riscos de novas infecções por Covid-19 por produtos importados. O país tem tomado medidas agressivas para conter um recente salto nas infecções, associado a um grande mercado de alimentos em Pequim.

Na semana passada, a Administração Geral de Alfândegas pediu a fornecedores de carnes e frutas do exterior que assinassem declarações garantindo a segurança de seus embarques à China.

Os esforços para assegurar que os carregamentos de soja estão livres do coronavírus, no entanto, têm sido conduzidos por autoridades alfandegárias locais, não por Pequim, disse o diretor de China do conselho norte-americano de exportadores, Zhang Xiaoping.

Agências locais pediram para os importadores chineses que garantam a segurança dos embarques, e os importadores têm buscado esse comprometimento de seus exportadores de soja nos últimos dias, disse ele.

A China é a principal importadora global de soja e deve comprar neste ano-safra 2019/20 cerca de 94 milhões de toneladas, principalmente do Brasil e dos Estados Unidos. A soja importada é esmagada para produzir farelo de soja para ração animal.

Não estava claro quantos exportadores já assinaram tais cartas, disse Xiaoping.

A maior parte das autoridades internacionais diz que não há evidência de que o coronavírus possa ser transmitido para as pessoas por meio de alimentos.

(Por Dominique Patton)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • Carlos Alberto Erhart Sulina - PR

    Como iria transmitir se dizem que o vírus morre depois de alguns dias fora do corpo humano?

    2
  • Heber Marim Katuete - PY - PI

    Parece piada...

    0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Contratem o Lula para ele ir vender uma máquina que o governo da vice-presidenta da Argentina,Cristina Kirchner, está projetando e o governo venezuelano de Nicolás Maduro irá produzir. Essa máquina vai "limpar" todos as commodities importadas pelo governo chinês ... PALAVRA DO LULA !!!

      2
  • Clayr Luís Marca Foz do Igua?u - PR

    Esse povo é bizarro ! Criam o vírus e nao querem receber ele de volta kkkkk

    2