Produtividade de soja e milho podem subir de 3% a 5% nos EUA com clima favorável, acredita ARC Mercosul

Publicado em 21/07/2020 16:04

LOGO nalogo

A safra 2020/21 dos Estados Unidos continua se desenvolvendo sob um cenário adequado de clima, e apenas pequenos problemas pontuais vêm sendo registrados até então. "Não há um alarde generalizado para as regiões produtoras do cinturão agrícola até agora", volta a afirma o diretor da ARC Mercosul, Matheus Pereira. 

O mercado monitora, ainda como explica a consultoria, locais onde as temperaturas se mostram acima da média. No entanto, a "ARC não vê que o calor extremo tenha impactado na polinização do milho, que já atinge mais de 59% até o momento". 

Dessa forma, a consultoria acredita - bem como outras empresas também - que as produtividades médias de soja e milho da temporada 2020/21 dos EUA poderão, ao longo dos próximos meses, serem revisadas para cima. 

"A ARC continua acreditando que as produtividades hoje estimadas para os EUA , tanto para soja, quanto para o milho, possam sofrer elevações de 3% a 5% nos seus números finais. Claro que é necessária a manutenção do dessas previsões", explica o diretor da consultoria. "Caso estas leituras se confirmem, a manutenção dos níveis de umidade do solo irá inibir qualquer efeito prejudicial das temperaturas elevadas previstas para o centro do país", completa.

CHuvas 5 dias EUA - ARC Mercosul

Em seu reporte semanal de acompanhamento de safras divulgado no final da tarde desta segunda-feira (21), o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) indicou uma elevação do índice de lavouras de soja em boas ou excelentes condições de 68% para 69% na semana, ao contrário de uma nova redução - também para o milho - que vinha sendo esperado pelo mercado. No milho, o número ficou mantido nos 69%. 

O último final de semana foi de boas chuvas para boa parte do Corn Belt, ajudando a amenizar problemas que vinham sendo registrado em algumas regiões com falta de chuvas. 

"Totais pluviométricos entre 15 e 40mm foram observados nestes últimos três dias sobre o centro-leste de Missouri, sul e norte de Illinois, sul de Iowa e todo o estado de Indiana. Assim como alertamos na última semana, as chuvas recentes reestabeleceriam os níveis de umidade do solo, principalmente em regiões que já sentiam o déficit hídrico", explica a ARC.

No vídeo abaixo, Pereira detalha as condições de chuvas e temperaturas para o restante de julho nos EUA e sinaliza como a nova safra norte-americana pode senti-las. Veja:

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário