Imea revisa para cima aumento na área de soja puxada pela boa rentabilidade e demanda maior

Publicado em 04/08/2020 09:57

LOGO nalogo

Em seu boletim semanal, o IMEA (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) trouxe uma nova estimativa de alta para a área que deverá ser cultivada com soja no estado na safra 2020/21.  A projeção é de que a sojicultura alcançará 10,21 milhões de hectares, aumento de 2,23% em relação à temporada 2019/20. 

"Esse aumento tem como principais justificativas a produtividade e os preços da soja, que atingiram patamares recordes na safra 2019/20 - o avançado número da comercialização para o próximo ciclo e a existência de vastas áreas de pastagem com possibilidade de conversão para a agricultura no estado", explicam os diretores do Imea. "Assim, as oportunidades e os bons negócios neste ano estão dando suporte ao agricultor para ampliação da área, a qual possivelmente atinja uma marca recorde neste ciclo", completam. 

Somente na última semana, os preços do Indicador Imea-MT apresentaram uma média de R$ 105,68 por saca, com alta de 0,83%. O momento forte também dos derivados da oleaginosa promoveram ainda um aumetno de 5,12% na média semanal das relações soja/farelo e óleo. 

Além do histórico positivo da safra anterior impulsionando as decisões da nova temporada, as boas perspectivas de demanda ainda muito forte para a soja 2020/21 do Brasil também contribuem. Afinal, não será só Mato Grosso a ampliar sua área neste próximo plantio, mas todos os estados produtores do país diante do consumo crescendo tanto internamente, quanto nos principais importadores da oleahginosa brasileira. 

"Para a safra 2020/21, as incertezas mundiais podem afetar o comércio exterior, porém, a expectativa é de que as exportações se mantenham altas e continuem com a projeção histórica de crescimento anual composto acima de 8%, apontando que Mato Grosso continuará como grande fornecedor de proteína vegetal para o mundo", acredita o Imea. 

OFERTA & DEMANDA

O atual quadro de oferta e demanda brasileiro de soja é extremamente ajustado. Com embarques muito fortes concentrados no primeiro semestre e volumes ainda consideráveis no início do segundo convergem com dados recordes também no processamento interno da oleaginosa e confirmam, dessa forma, a necessidade de um aumento da oferta na próxima temporada, como explicam analistas e consultores de mercado. 

Somente em julho foram embarcadas 10,372 milhões de toneladas de soja em grão, contra pouco mais de 7,4 milhões em julho de 2019, e elevando o total no acumulado do ano a 74,191,1 milhões de toneladas. O número supera o mesmo período não só do ano passado, mas o de 2018, quando eram pouco mais de 51 milhões de toneladas até julho em um ano de exportações brasileiras recordes de soja. 

"O Brasil já exportou muito e tem muitos contratos ainda para serem embarcados. No complexo soja, estamos com 85,7 milhões e toneladas já embarcadas, frente as 62,6 milhões de toneladas do mesmo período do ano passado. Com isso, já embarcamos 71% de toda a safra colhida e no ano passado tínhamos embarcado 54%", explica Vlamir Brandalizze, consultor de mercado da Brandalizze Consulting. 

A estimativa do Imea é de que as exportações mato-grossenses de soja da safra 2019/20 de 22,11 milhões de toneladas também sejam superadas nesta próxima temporada, bem como o esmagamento no estado, passando de 10,33 para 10,34 milhões de toneladas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário