Conab vê exportação recorde de soja em 2021; revisa números de safras passadas

Publicado em 25/08/2020 11:14

LOGO REUTERS

A exportação de soja do Brasil em 2021 foi estimada nesta terça-feira em recorde de 86,79 milhões de toneladas, ante 82 milhões de toneladas projetadas para 2020, apontou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em relatório sobre perspectivas para a temporada 2020/21, cujo plantio começa em setembro.

Simultaneamente, a Conab revisou os números de sete safras de soja anteriores, o que resultou em um aumento da oferta da oleaginosa do Brasil em 14,4 milhões de toneladas no período revisado, de acordo com a assessoria de imprensa da estatal.

A revisão foi anunciada em evento online para a divulgação dos números das perspectivas de safra, com participação da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e do presidente da Conab, Guilherme Bastos.

Segundo ele, a revisão no balanço de oferta e demanda de soja do Brasil, números estes que estavam suspensos e não vinham sendo divulgados nos últimos meses, foi realizada devido à incompatibilidades entre os volumes de exportação, consumo interno e oferta.

Para Bastos, o governo não tem problemas em revisar os números desde que eles façam sentido.

"O compromisso é com a qualidade da informação", ressaltou Bastos, um profissional que já teve atuação no setor privado e também em empresa de consultoria.

"Esse é realmente o grande 'turning point' (ponto de inflexão) da nossa equipe em termos olhar esse mercado... Por isso que o balanço de soja foi suspenso em janeiro, porque não havia espaço para estoques e produção para atender exportações e demanda por esmagamento", disse ele, à Reuters.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário