Produtores baianos preparados para o novo calendário da soja, safra 2020/21, decretado pela ADAB

Publicado em 09/09/2020 13:42
Produtores baianos preparados para o novo calendário da soja, safra 2020/21, decretado pela ADAB

O atendimento ao pleito dos produtores de soja pela ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) que determinou, através da Portaria 041 de 06/07/2020, a antecipação, em caráter excepcional, do plantio da soja para o dia primeiro de outubro provoca expectativa positiva em toda a cadeia produtiva. Há menos de um mês do novo prazo, a autarquia já adota providências para que o controle efetivo das fiscalizações seja acionado já no primeiro dia do plantio desta safra.

O Comitê Estadual da Soja integrado por produtores, revendedores de sementes, institutos de pesquisa, Seagri (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura), AIBA (Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia) e ADAB, sugeriu esta antecipação embasado em projeções técnicas que apontam não haver riscos no aumento da ocorrência de pragas, a exemplo da ferrugem asiática, caso o plantio fosse antecipado. “Os produtores investem agora na compra de sementes selecionadas e, em alguns casos, já asseguraram o aluguel do maquinário específico e contratação de trabalhadores para reforçar o plantel das fazendas e nas grandes áreas de plantação da região oeste”, explica o diretor-geral da agência, Maurício Bacelar. “Nossa equipe também está orientada para realizar e fiscalizar o acompanhamento das ações de forma correta. O monitoramento será intensivo e se ficar comprovado que houve aumento na incidência de pragas importantes durante esse período, na próxima safra já não faremos alterações no calendário. Esse é um experimento que está em estudo”, frisa Maurício.

“A solicitação dos produtores, aprovada pelo Comitê Estadual da Soja, foi acatada pela agência após apresentação de dados referentes às condições climáticas da região na safra colhida e pela possibilidade de melhor aproveitamento no incremento da produção de soja para a próxima safra aumentando a exploração agrícola destas áreas durante o período. Vale ressaltar que os produtores que optarem pela antecipação do plantio deverão assinar um Termo de Compromisso, junto à ADAB e AIBA, garantindo a implantação das boas práticas agrícolas no cultivo da soja, além de redobrar a atenção no monitoramento fitossanitário da Ferrugem Asiática nestas áreas”, ressalta o diretor de Defesa Sanitária Vegetal, Celso Duarte Filho.

Os produtores se preparam para acionar os pivôs no dia 21 deste mês para molhar o terreno que deverá estar úmido para proporcionar a germinação do grão, a partir da plantação no dia 01 de outubro. “A nossa equipe não sofreu baixa, mesmo com a pandemia, e até reforçamos o número de trabalhadores nas áreas de sequeiro e irrigada e, nesse momento, já intensificamos a revisão das máquinas e dos pivôs”, diz o vice-presidente da AIBA, Odacil Ranzi.

A programação dos produtores segue firme para aproveitar integralmente o novo prazo. “A parceria com a ADAB é fundamental para assegurar as condições necessárias ao desenvolvimento da cadeia da soja e essa portaria vai dinamizar a economia da Bahia, uma vez que existe a expectativa de uma safra superior a de 2019 e os preços estão atrativos no mercado interno e para exportação”, conclui Odacil.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Adab

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário