Datagro: Comercialização da safra 2020/21 de soja do Brasil mantém recorde, mas ritmo diminui; vendas de 2021/22 são registradas
As vendas da safra de soja 2020/21 do Brasil atingiram 50% da produção até 2 de outubro, com 65,65 milhões de toneladas comercializadas considerando a intenção de plantio para a nova temporada, sobre 46,7% no último mês, segundo a Consultoria DATAGRO. O ritmo diminuiu ao longo das últimas semanas com produtores aproveitando os momentos de reação das cotações, mas o fluxo segue absolutamente recorde para o período, superando a marca histórica anterior de 2016 (39,5%) e também acima de 2019 (30%) e da média (26,7%).
“As vendas começaram já no ano passado, especialmente nas duas últimas semanas de agosto, na primeira de setembro, nas três primeiras semanas de outubro e espalhadas por novembro. Refletindo basicamente os movimentos da taxa de câmbio. Entre dezembro de 2019 e todo o ano de 2020 houve momentos de venda com picos alternados na CBOT, prêmio e câmbio”, explica Flávio Roberto de França Junior, coordenador da DATAGRO Grãos.
Acompanhando o cenário positivo do mercado, as vendas da safra 2021/22, que será plantada apenas a partir de setembro do ano que vem, também já começaram a ser registradas no país. “Por enquanto, os negócios se concentram em Mato Grosso, onde já se fala de compromissos antecipados de 5% a 7% da safra 2021/22. Em Minas Gerais, onde se fala em 3% a 5%. E em Goiás, de 1% a 2%”, afirma França. Já a comercialização da safra 2019/20 de soja caminha para a finalização, com 98,1% da produção esperada.
Comercialização de milho no Brasil
Os negócios com o milho de verão da safra 2019/20 no Centro-Sul do Brasil também caminharam lentos e de forma regionalizada nas últimas semanas, com alta de pouco mais de um ponto percentual sobre o levantamento do mês anterior, atingindo 95,3% da produção. O percentual ficou abaixo do avanço de cinco pontos percentuais em igual momento de 2019, por exemplo. Nesse período, o comprometimento era de 84% no ano passado e a média histórica é de 89,8%.
Por outro lado, o comprometimento da safra de inverno 2020 de milho no Centro-Sul teve avanço acima da média, para 83% da produção na apuração até o dia 2 de outubro, sobre 76% no mês anterior e média de 73%, segundo apuração da DATAGRO. As vendas, inclusive, superam o pico anterior de 2016 (78%).
“O desempenho mais expressivo sobre a normalidade está relacionado com o forte ritmo de vendas em Mato Grosso, que já atinge 96% de comercialização, e em Goiás com 80%. Mais atrás aparecem São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul”, destaca França.
0 comentário
Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira