HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Plantio de soja do Brasil atinge 3,4% da área, diz AgRural; maior atraso em 10 anos

Publicado em 12/10/2020 14:49 e atualizado em 13/10/2020 09:30

LOGO REUTERS

O plantio brasileiro de soja 2020/21 alcançou 3,4% da área estimada até o dia 8 de outubro, com os trabalhos mais lentos dos últimos dez anos em meio a um cenário de pouca chuva e altas temperaturas nas regiões produtivas, informou uma consultoria da AgRural nesta segunda-feira.

Uma semana antes, uma semeadura estava em 1,6% da área. No mesmo período da safra passada, o percentual de plantio atingia 11,1%.

"(Este é o) índice mais baixo para essa época do ano desde a safra 2010/11", afirmou a consultoria em nota.

Segundo a AgRural, foram encontrados chuvas em algumas áreas produtoras na semana passada, mas em volumes irregulares e mal distribuídos.

"Com pouca umidade no solo e temperaturas elevadas, foram acrescentados às regiões em que as condições melhoraram a ponto de permitir o avanço do plantio", acrescentou.

Atrasos. Nas lavouras de Mato Grosso e Paraná, dois dos principais produtores da oleaginosa no país, fazem com que cresça a expectativa de que haverá restrição de soja pronta para colher em janeiro.

No entanto, com chuvas "mais generosas" resultam no fim de semana em alguns Estados, espera-se que o ritmo dos trabalhos melhore nos próximos dias. 

MILHO

O plantio da primeira safra de milho 2020/21 a 39% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil chegou até o dia 8 de outubro, em linha com a média de cinco anos, mas atrás dos 45% registrados no mesmo período do ciclo anterior.

"Os trabalhos científicos concentrados nos três Estados do Sul, já que São Paulo, o primeiro dos demais Estados a iniciar a semeadura, ainda estava muito seco na semana passada", destacou a consultoria.

Ainda não há relatos de perda de potencial nas áreas mais adiantadas, mas lavouras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina passaram por falta de umidade na última semana. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário