Imea: Plantio da soja em MT alcança 8,19% da área com melhores chuvas no estado

O plantio da soja 2020/21 em Mato Grosso começa a avançar de forma mais significativa, depois de mais de um mês de preocupação e tempo muito seco. As chuvas começam a chegar ao estado e já dão condições um pouco melhores para os trabalhos de campo. Dessa forma, de acordo com números do Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária), a semeadura chega a 8,19% da área, contra pouco mais de 3% da semana anterior.
"De acordo com o Aproclima/TempoCampo, os volumes do dia 8 ao dia 18 de outubro alcançaram 35,58 mm,
ficando próximo do percebido no último ano (...) Mas, como os trabalhos continuam atrasados, os sojicultores procuram alternativas para que a “janela” da segunda safra não fique tão prejudicada", informa o instituto.

Frente ao atual cenário, representantes do Imea informam ainda que há muitos produtores buscando trocar suas sementes por outras de ciclos mais precoces. No entanto, alertam para o fato de que "dependendo de como for o clima na fase reprodutiva da cultura, materiais precoces podem apresentar redução de produtividade".
Assim, segue a projeção de que, nos próximos dias, o plantio mato-grossense avance de forma mais significativa, já que há bons volumes de chuvas previstos para o estado.
PLANTIO BRASIL
Segundo levantamento da Pátria Agronegócios, o plantio brasileiro está concluído em 5,74% da área estimada, contra 21,36% do ano passado e 22,24% da média dos últimos anos. Os trabalhos de campo são liderados pelo Paraná - com 15,5% - seguidos pelo Mato Grosso. Os demais estados produtores onde o vazio sanitário está finalizado variam entre 0,20% e 2,80%.
0 comentário
Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira