HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Seca paralisa plantio de soja 2020/21 em áreas do Rio Grande do Sul e gera atraso

Publicado em 30/10/2020 07:56 e atualizado em 30/10/2020 10:41

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O plantio de soja no Rio Grande do Sul alcançou 7% da área projetada, um modesto avanço de 2 pontos percentuais ante a última semana, após paralisações nos trabalhos em algumas regiões gaúchas em função da seca, abrindo um atraso em relação a safras anteriores, informou a Emater-RS nesta quinta-feira.

Em informativo conjuntural semanal, o órgão vinculado à Secretaria de Agricultura local afirmou que o tempo seco, que já vinha prejudicando fortemente as atividades no Estado, afetou a implantação da oleaginosa.

"A atividade foi retomada apenas naquelas (regiões) onde ocorreram precipitações na semana. As lavouras apresentam redução no crescimento, e o plantio está atrasado", comentou a Emater-RS, destacando as más condições climáticas em áreas como as de Ijuí, Erechim, Soledade e Caxias do Sul.

Em igual período da safra anterior, o plantio de soja no Rio Grande do Sul atingia 11%. Na média histórica de cinco anos para a data, a semeadura alcança a marca de 12% da área.

Até a semana passada, apesar da lentidão nos trabalhos causada pela falta de chuvas, o plantio ainda estava dentro da média histórica para o período, de 5%.

A seca também impacta negativamente a safra de verão de milho no Estado, mas algumas regiões localizadas mais a oeste e ao sul, que registraram precipitações ao longo da última semana, tiveram sinais de recuperação, disse a Emater-RS, que vê os trabalhos de plantio à frente da média histórica.

A semeadura do cereal atingiu 72% da área prevista, também avançando 2 pontos percentuais na semana. No mesmo momento de 2019, chegava a 74%, enquanto a média de cinco anos aponta para 70%.

"Em regiões... onde ocorreram precipitações, já há sinais de recuperação das condições de umidade do solo, e agricultores podem dar continuidade ao plantio. Já nas regiões onde o tempo seco continuou, a cultura apresenta redução no potencial produtivo, principalmente nas lavouras em floração", indicou o órgão.

Por outro lado, o semeadura de arroz teve um salto de 28 pontos percentuais na semana, diante de condições favoráveis à atividade nas regiões produtoras. Agora, a semeadura atinge 78% da área, ante 52% na safra anterior e 54% na média.

Em relação às safras de inverno, a ausência de chuvas durante mais uma semana favoreceu a colheita de trigo no Rio Grande do Sul, que avançou 29 pontos, para 60% da área plantada, ante média de 46% para o período, acrescentou a Emater-RS. O Estado é o segundo maior produtor do cereal no país.

(Por Gabriel Araujo)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário