Paraná mantém previsão de safra de soja 2020/21 e reduz projeção de milho verão

SÃO PAULO (Reuters) - A safra de soja do Paraná 2020/21 foi estimada nesta quinta-feira em 20,47 milhões de toneladas, praticamente estável ante a projeção de outubro, apesar de preocupações com chuvas irregulares ao longo do último mês, apontaram dados mensais do Departamento de Economia Rural (Deral), órgão do governo estadual.
A previsão aponta ainda uma queda de 1% ante a safra colhida no ano passado no segundo maior Estado produtor da oleaginosa do Brasil, atrás de Mato Grosso, conforme o Deral.
Após um atraso inicial, o plantio de soja está praticamente concluído no Paraná, informou mais cedo nesta semana o órgão estadual.
A estimativa da primeira safra de milho foi reduzida levemente, para 3,39 milhões de toneladas, ante 3,46 milhões em outubro, versus 3,56 milhões em 2019/20.
A safra de trigo do Paraná deste ano foi ajustada para 3,05 milhões de toneladas, ante 3,13 milhões de toneladas na previsão de outubro, mas um salto de 43% ante 2019, quando a colheita foi atingida por intempéries climáticas no principal produtor brasileiro do cereal.
Já a segunda safra de milho 2019/20 foi projetada em 11,66 milhões de toneladas, estável ante previsão de outubro, mas uma queda de 12% na comparação anual.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Soja: Com melhor regime de chuvas em dezembro, plantio caminha para reta final no BR, avalia Pátria
Soja fecha com baixas de dois dígitos nesta 6ª em Chicago e contrato janeiro perde os US$ 10,80/bushel
Soja se distancia ainda mais dos US$ 11 com perdas de dois dígitos em Chicago nesta 6ª
Soja segue recuando em Chicago nesta 6ª feira e acumula 20 pts de baixa na semana
Preços da soja caem no Brasil com recuo do dólar e Chicago lateralizado nesta 4ª feira
China endurece regras para descarregamento de navios, alonga prazos e pode comprometer fluxo da soja