HOME VÍDEOS NOTÍCIAS DADOS DA SAFRA METEOROLOGIA FOTOS

Plantio da soja chega a 86,33% no BR, mas avanço perdeu força na última semana, relata Pátria Agro

Publicado em 27/11/2020 17:13 e atualizado em 28/11/2020 07:38 1489 exibições

LOGO nalogo

O plantio da soja no Brasil chega a 86,33% da área, de acordo com o levantamento divulgado nesta sexta-feira (27) pela Pátria Agronegócios. O índice se mostra abaixo do registrado no mesmo período do ano passado, quando eram 88,29%, e também abaixo da média dos últimos cinco anos, de 88,22%. 

Como já é tradicional, Mato Grosso é o estado mais adiantado nos trabalhos de campo, com 99,6% da área já semeada com a oleaginosa. Em contrapartida, no Rio Grande do Sul - onde costumeiramente o trabalho de plantio começa mais tarde - são 47% do plantio concluído, contra 72% de 2019 e 78% de média. 

Gráfico plantio Soja - PÁTRIA

"Um cenário árido voltou a atormentar produtores rurais por todo o Brasil. Apesar do país já estar em reta final de semeadura da soja, os trabalhos de campo perderam forças nestes últimos 7 dias", explicam os especialistas da PÁTRIA.

Ainda de acordo com informações apuradas pela consultoria, os modelos climáticos começam a trazer alguma condição de milho para para o Sul do Brasil, com volumes de chuvas que podem chegar à região entre o fim de dezembro e o início de dezembro. 

"O ponto de alerta fica concentrado sobre o oeste da Bahia e o sul do Piauí, onde as chuvas serão apenas moderadas nas próximas duas semanas", explica Cristiano Palavro, diretor da PÁTRIA. 

A consultoria explica também que "o fato é que tivemos um início de safra bem conturbado com a falta de chuvas, entre o final de Outubro e meados de Novembro os produtores no país conseguiram recuperar boa parte do "tempo perdido". Entretanto agora nesta reta final as complicações voltaram". 

Tags:
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário