AGRURAL: Com soja 87% plantada, irregularidade das chuvas segue no radar
O plantio da soja 2020/21 chegou na quinta-feira (26) a 87% da área estimada para o Brasil, contra 81% uma semana antes e os mesmos 87% de um ano atrás. Com os trabalhos virtualmente encerrados no Centro-Oeste e já nos talhões finais no Sudeste, Paraná e Rondônia, a semeadura agora segue concentrada no Matopiba, que tem ritmo mais forte que o da média histórica devido à boa umidade na região, e no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, que continuam atrasados por conta da irregularidade das chuvas.
Chuva no Sul, mas seco em outros estados
A semana passada foi marcada pelo retorno muito bem-vindo das chuvas ao Rio Grande do Sul. No resto do país, porém, a combinação de tempo seco e temperaturas em elevação voltou a predominar, após as boas chuvas da terceira semana de novembro. Isso acendeu novamente o sinal amarelo em algumas áreas com umidade do solo mais ajustada, especialmente em Mato Grosso e no Paraná.
A preocupação com esse período mais seco (algo pouco usual nesta época do ano) só não é maior porque, como o plantio foi feito com atraso, a maior parte das lavouras ainda está em período vegetativo ou no início da fase reprodutiva, quando o impacto do clima desfavorável sobre o potencial produtivo é menor do que na formação de vagens e enchimento de grãos.
Estimativa de produção
Por ora, a AgRural estima a produção de soja do Brasil em 132,2 milhões de toneladas. Essa produção é calculada com base em linhas de tendência de produtividade, que serão substuídas por estimativas estado a estado a partir de dezembro. Embora a safra 2020/21 tenha problemas gerados pela extrema irregularidade das chuvas no plantio e desenvolvimento inicial, cortes na estimativa de produtividade durante a fase vegetativa da safra não são recomendados.
0 comentário
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo