HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Soja 2020/21: Consultorias trazem novas rodadas de projeções e números divergem

Publicado em 01/12/2020 17:55 e atualizado em 02/12/2020 09:31

LOGO nalogo

Embora as condições de clima comecem a melhorar para a safra 2020/21 de soja do Brasil e ainda haja um tempo de recuperação para algumas áreas que vinham sofrendo severamente, mais consultorias vêm revisando suas estimativas para a colheita brasileira. Uma coisa é certa: o total do potencial produtivo esperado para esta temporada não se confirmará e a projeções iniciais de 135 milhões de toneladas parecem ter ficado para trás. 

"Acho que esses prognósticos de safra que a Conab está apresentando, tanto para soja, quanto para milho, são otimistas demais. Eu gostaria de ser otimista, mas a realidade não é essa", explica o fisiologista e professor Elmas Floss, em entrevista ao Notícias Agrícolas. Algo próximo a 132 milhões de toneladas, como já estimam algumas instituições privadas, é um número mais factível, ainda segundo o especialista. 

No entanto, ele complementa dizendo que já pessoas, de diversas partes do Brasil que afirmam que "se chegarmos aos 124 milhões de toneladas da safra passada já seria um bom ano. Os próximos 15 dias serão decisivos". 

Leia Mais:

+ Soja 2020/21 tem força para se recuperar, mas precisa urgente de regularização das chuvas, diz professor Floss

PÁTRIA Agronegócios

Em sua nova estimativa reportada nesta semana, a PÁTRIA Agronegócios traz a safra de soja em 129,14 milhões de toneladas. A produtividade média esperada é de 56 sacas por hectare, menor do que a média da safra anterior, porém, com uma área expressivamente maior, de 38,44% milhões de hectares. São destacadas as dificuldades enfrentadas pelo Sul do Brasil, com as lavouras sofrendo com clima adverso desde o início do plantio, bem como a "melhora da saúde vegetal" de campos do Médio-Norte. 

"Desde o início deste ciclo produtivo vem sendo observados problemas climáticos dispersos por todo o país, especialmente no Centro/Sul. Uma produção de 129,14 MTs leva em consideração 4% de aumento de área, entretanto uma leve redução de produtividade, quando comparados a 2019/20", afirmam os diretores da consultoria. 

Terra Agronegócios

A Terra Agronegócios trouxe sua estimativa revisada nesta segunda para 131,478 milhões. Deverá haver perdas de produtividade em estados determinantes para a produção nacional, como Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul devido ao clima seco e das chuvas que tardaram a chegar nesta temporada. 

"Estes 4 milhões de toneladas farão falta. A China deverá importar 100 milhões de toneladas, algo acima disso, e com esses números confirmados o Brasil deveria exportar entre 84 e 85 milhões de toneladas. E para março do ano que vem ainda chegará o B13, elevando para 13% a mistura de biodiesel no diesel, ou seja, um amento também na demanda interna. Então, o cenário fica ainda mais cauteloso para os demandadores", explica o consultor em agronegócios, Ênio Fernandes, da Terra.

DATAGRO

Na contramão, a Consultoria DATAGRO revisou para cima sua estimativa para a safra 2020/21 de soja de 134,44 para 134,98 milhões de toneladas, com uma área também maior sendo projetada em 38,79 milhões de hectares, contra 38,68 milhões do levantamento anterior. 

“Já tivemos irregularidade na chegada das chuvas na região Central, e clima seco dominante em outubro e novembro na região Sul. Mas em função do resfriamento das águas do Atlântico Sul nas últimas semanas, a previsão é de que as chuvas nessa região se normalizem a partir de agora, o que estabilizaria as perdas no milho e recuperaria as condições da soja”, pontuou o coordenador de Grãos da DATAGRO, Flávio Roberto de França Junior.

StoneX

Também para cima, a StoneX trouxe seu número em 133,9 milhões de toneladas, perto de 400 mil acima da estimativa anterior. A produtividade média esperada pela consultoria é de 58,2 sacas por hectare, no entanto, reafirmou em um reporte divulgado nesta terça-feira (1) que as condições climáticas do mês de dezembro serão determinantes para o resultado final. 

"Essa produção maior foi motivada pelo crescimento da área plantada, de 180 mil hectares, frente a novembro, com o total nacional alcançando 38,3 milhões de hectares. De qualquer forma, o mês de dezembro vai ser determinante para o resultado final. Caso o padrão de chuvas se mostre mais regular e em bons volumes, a perspectiva de uma safra recorde deve se consolidar", informa a consultoria. 

Agroconsult

Em uma live promovida pela FMC na última quinta-feira, a Agroconsult estimou a safra brasileira de soja em 133,2 milhões de toneladas, deixando claro que revisões para baixo poderiam acontecer. 

E a consultoria, que nas próximas semanas dá início ao Rally da Safra, afirma que há problemas nos três principais estados produtores - Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul - o que deixa o espaço aberto para estas correções nos números a depender da regularização do cenário climático. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Gilberto Rossetto Brianorte - MT

    Se toda essa falta de chuvas, segundo dizem os experts nesta reportagem, resultarem em quebra de tão somente 1%, 2% ou no máxima 3%, por que estou aqui na roça ficando sem dormir? Por que estou achando que vai quebrar o triplo da previsão deles? Acho que tenho que parar de ir na lavoura e frequentar mais o boteco da esquina kkkkkk.

    1
    • Elton Szweryda Santos Paulinia - SP

      Com certeza Gilberto, toda essa falada chuvarada recente nao passou en minha regiao, só nuvens...

      0
    • Leodir Vicente Sbaraine Terra Roxa - PR

      Igualzinho aqui, só nuvens..., a coisa tá ficando feia, só previsões..., chuva que é bom , nada..., e faz tempo hem ????

      0
    • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

      Claro que existe dinheiro por trás dessas fakenews. Muitos são os interessados em passar a falsa sensação de estoques altos e safras cheias. Negar isso é muita ingenuidade. Estamos lidando com informações e relatórios que mexem num mercado de bilhões de dólares.

      0