Soja: À espera do USDA, mercado intensifica ganhos em Chicago nesta 5ª feira

Os futuros da soja seguem subindo expressivamente na Bolsa de Chicago nesta quinta-feira (10) enquanto espera pelo novo boletim mensal de oferta e demanda do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), às 14h (horário de Brasília). Assim, os ganhos variavam entre 10,25e 14,75 pontos, levando o janeiro a US$ 11,73 e o março a US$ 11,77 por bushel.
"O dado mais esperado é o dos estoques norte-americanos", afirma o consultor de mercado Steve Cachia, da Cerealpar e TradeHelp. "E tudo indica que os números serão, no mínimo, ligeiramente altistas", completa.
As expectativas do mercado para os estoques finais de soja dos EUA variam entre 3,08 e 5,17 milhões de toneladas, com uma média de 4,49 milhões. Em novembro, a estimativa foi de 5,17 milhões.
Leia Mais:
+ Com exportações muito aceleradas, USDA deve reduzir estoques de soja e milho dos EUA
Ademais, segue o acompanhamento dos traders para o clima da América do Sul - que segue registrando alguma melhora das chuvas, porém, não de forma regular - e para o comportamento da demanda.
O mercado observa ainda a força das vendas norte-americanas para exportação que seguem fortes e foram atualizadas pelo USDA nesta quinta.
Na semana encerrada em 3 de dezembro, os EUA venderam 569 mil toneladas de soja, contra um intervalo esperado pelo mercado de 400 mil a 1,1 milhão de toneladas. O volume é 42% menor do que a média das últimas quatro semanas e leva o total acumulado na temporada a 52,906,6 milhões de toneladas, contra pouco mais de 26,9 milhões do ano passado. A China segue na liderança como principal comprador da soja americana.
Para todo ano comercial 2020/21, o USDA estima as vendas dos EUA em 59,88 milhões de toneladas.
0 comentário
Soja tem dia de queda em Chicago com movimento puxado pelo recuo do óleo de soja
Soja recua em Chicago nesta manhã de 4ª feira, se ajustando após dias de volatilidade
Acordo China /EUA, preço do petróleo e clima na safra americana seguem no radar do mercado
Soja no Brasil avançará pouco em 26/27 e precisa de biocombustíveis no futuro, diz Veeries
Soja caminha de lado em Chicago nesta tarde de 3ª, após disparada na sessão anterior
Anec faz leve aumento na previsão para exportação de soja do Brasil em maio