Soja: Mercado corrige posições, realiza lucros e fecha a 4ª feira em queda na CBOT

Os preços da soja fecharam o pregão desta quarta-feira (13) em baixa na Bolsa de Chicago. Depois das pequenas altas registradas mais cedo, o mercado inverteu a tendência e terminou o dia em campo negativo, mas registrando um movimento natural de correção e realização de lucros, como explicam analistas e consultores.
Assim, os futuros da oleaginosa terminaram o dia com perdas de 7,50 a 12 pontos nos contratos mais negociados, levando o janeiro a US$ 14,11 e o março a US$ 14,06 por bushel. A tendência para as cotações, porém, permanece firme e positiva.
Os traders deram continuidade, inicialmente, ao avanço proporcionado pelo novo boletim do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) que foi divulgado ontem, porém, passou a realizar lucros na sequência e depois de terminarem a sessão anterior com altas de quase 50 pontos.
Entre os fundamentos - os quais também permanecem positivos -, o mercado segue atento à falta de chuvas que ainda castiga a safra na Argentina, a conclusão da safra 2020/21 no restante da América do Sul, especialmente no Brasil, os estoques muito apertados nos EUA - e no mundo - além do comportamento da demanda.
Somente nesta semana, as vendas de soja norte-americanas anunciadas pelo USDA passam de 700 mil toneladas, com volumes sendo reportados todos os últimos três dias.
0 comentário
Alta do dólar ajuda soja brasileira e derruba cotações de Chicago nesta sexta-feira
Dólar dispara e pesa forte sobre a soja de Chicago nesta 6ª, e tem impacto limitado nos preços do BR
Plantio de soja no Rio Grande do Sul tem avanço moderado pela redução de chuvas
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira e ainda espera por novidades e pelo novo USDA
Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS