Instrumento de defesa sanitária vegetal, janela de plantio da soja sequeiro encerra nesta sexta-feira no Tocantins
Encerra nesta sexta-feira, 15, a janela de plantio da soja sequeiro no Tocantins para a Safra 2020/2021. A janela teve início no dia 1º de outubro, e é uma importante ferramenta de controle de pragas na cultura da soja, principalmente, a ferrugem asiática.
De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) a janela de plantio é fundamental para a defesa sanitária vegetal do Estado, pois, visa contribuir no controle de pragas, diminuindo o risco de resistência aos fungicidas disponíveis no mercado, e consequentemente, o custo de produção aos produtores rurais.
O responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática, Cleovan Barbosa, explica a importância desta importante ferramenta para a produção de soja. “A janela de plantio tem como objetivo reduzir o número de aplicações de fungicidas ao longo da safra e com isso, diminuir a pressão de seleção de resistência dos fungos aos fungicidas, e para evitarmos que isso aconteça a Adapec instituiu este prazo de plantio no Tocantins,” disse Cleovan.
Ele ainda acrescentou que até o momento não foi identificado focos de ferrugem asiática na safra 2020/2021, no Tocantins. E esta ausência do fungo nas lavouras tocantinenses se deu em virtude da estiagem das chuvas nos primeiros meses do plantio da safra. “Alertamos os produtores para a partir de agora intensificar os monitoramentos das lavouras, uma vez que as condições climáticas com a intensificação das chuvas podem favorecer o aparecimento da ferrugem asiática,” alertou Cleovan.
O presidente da Adapec, Paulo Lima, ressaltou o potencial de produção de soja no Estado e a importância da defesa sanitária vegetal para que o Tocantins continue produzindo e exportando grãos. “Somos um dos grandes produtores e exportadores de soja do país, e este segmento vem crescendo, gerando empregos e fomentando a nossa economia, por isso, é importante o controle de pragas nas nossas lavouras,” disse Paulo Lima
Cadastro de áreas cultivadas
Os sojicultores devem ficar atentos ao prazo de cadastro das áreas produtoras de soja de sequeiro junto a Adapec, que encerra no próximo dia 22 de janeiro. O cadastro deve ser informado para que a Agência faça o monitoramento de pragas nestas lavouras. Ele é obrigatório e quem deixar de fazer poderá sofrer sanções previstas em lei.
Para realizar o cadastro, o sojicultor deve procurar o escritório da Adapec do município onde está a área plantada e preencher o formulário, ou se preferir, acessar o site www.adapec.to.gov.br/vegetal, preencher as informações e entregar na Agência. O produtor deverá ainda emitir o DARE (Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais) no site: www.sefaz.to.gov.br, e efetuar o pagamento para finalizar o cadastro.
0 comentário
Alta do dólar ajuda soja brasileira e derruba cotações de Chicago nesta sexta-feira
Dólar dispara e pesa forte sobre a soja de Chicago nesta 6ª, e tem impacto limitado nos preços do BR
Plantio de soja no Rio Grande do Sul tem avanço moderado pela redução de chuvas
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira e ainda espera por novidades e pelo novo USDA
Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS