Colheita de soja em MT dobra na semana e eleva oferta em safra atrasada, diz Imea

Publicado em 12/02/2021 16:19

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - A colheita de soja em Mato Grosso avançou para 22,26% da área do Estado até esta sexta-feira, praticamente o dobro do registrado no mesmo dia da semana passada, apontou o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), indicando que maiores volumes já estão no mercado após uma lentidão inicial.

Considerando a área de soja plantada em Mato Grosso, de 10,3 milhões de hectares, os agricultores no maior Estado produtor do Brasil realizaram a colheita em 2,3 milhões de hectares desde o início dos trabalhos. Eles teriam colhido 7,9 milhões de toneladas, fazendo o cálculo com uma produtividade média de 3,444 toneladas por hectare estimada pelo Imea.

O volume colhido deve trazer algum alívio ao mercado, especialmente diante da grande fila de navios nos portos após um atraso no plantio.

Nesta sexta-feira, a associação da indústria de soja, a Abiove, avaliou que o fluxo do produto para exportação e processadoras deve melhorar a partir de meados deste mês, com o desenvolvimento da colheita.

O volume colhido em Mato Grosso, que responde por cerca de um quarto da produção brasileira e lidera o ritmo dos trabalhos, poderia ser maior.

Segundo o Imea, a colheita de soja de Mato Grosso está 35,96 pontos atrás do registrado na mesma época de 2019/20 e 23,15 pontos abaixo da média histórica para esta época do ano.

(Por Roberto Samora; edição de Marta Nogueira)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário