HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Tocantins aprimora medidas de defesa fitossanitária para fomentar produção de sementes de soja

Publicado em 18/03/2021 17:26

O governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), publicou na última terça-feira, 16, a Instrução Normativa (IN) nº 05 que atualiza o Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática da Soja no Tocantins (PECFS) e institui as medidas e ações de profilaxia e controle da praga ferrugem asiática da soja no Estado do Tocantins.

Segundo o responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática da Soja no Tocantins, Cleovan Barbosa, a IN 05 trouxe algumas mudanças importantes para o plantio de soja na condição de excepcionalidades das planícies tropicais e para fins de pesquisa científica, que passam a valer a partir da data da sua publicação, entre elas: a possibilidade do produtor de soja salvar sementes para uso próprio nas planícies tropicais.

“Antes, a produção de soja com finalidade para sementes de soja nas várzeas tropicais estava restrita às sementeiras e pesquisa científica, e a partir de agora, o produtor de grãos dentro das normas que estabelece a legislação poderá produzir nas planícies tropicais sementes para cultivo nas suas lavouras, desde que efetue um cadastro antecipado na Adapec de acordo o que rege a norma federal para produção de sementes” explicou Cleovan.

De acordo com a Adapec, a revisão desta legislação foi feita com a contribuição do setor produtivo e órgãos parceiros, envolvendo representantes do segmento de pesquisa e dos produtores de soja do Tocantins. “Somos um dos grandes produtores de soja do país, por isso, revisamos esta legislação junto com o setor produtivo, possibilitando um melhor controle da ferrugem asiática para continuarmos aumentando a nossa produção de soja e evitando prejuízos aos sojicultores,” disse o presidente da Adapec, Paulo Lima.

Nas planícies tropicais foram feitas melhorias quanto ao uso de fungicidas para o controle da ferrugem asiática da soja, além disso, antecipa a data limite para colheita, em 25 de setembro e eliminação de soja tiguera até 05 de outubro.

Pesquisa

No que tange às empresas de pesquisa de soja, a Adapec estabeleceu o cadastramento antecipado com deferimento do órgão para o cultivo de experimentos, também foram feitas melhorias fitossanitárias quanto ao uso de fungicidas para o controle da ferrugem asiática da soja, eliminação de soja tiguera em até 15 dias após a colheita por material, limitação de área para plantio de categoria de sementes genética em até 10 hectares por cultivares com data limite de até 20 de junho para semeadura.

Na avaliação de Cleovan, esta revisão feita pela Adapec visa adequar e atualizar as ações e medidas fitossanitárias para prevenção e controle da ferrugem asiática no Estado.

Dados

De acordo com os dados da Adapec, foram cultivadas na última safra nas planícies tropicais do Tocantins, 66.120 hectares, em 112 propriedades.

No Tocantins existem 11 empresas de pesquisa cientifica no segmento de sojicultora e outros.

Ferrugem Asiática da Soja

É a principal praga que acomete a oleaginosa, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. Ela dissemina rapidamente entre as plantações através do vento. Os maiores prejuízos causados é a redução da produtividade, já que causa desfolha precoce nas plantas, impedindo que os grãos de soja se formem completamente.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Adapec TO

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário