Colheita da soja está praticamente encerrada em MS

Publicado em 14/04/2021 11:46

Com informações ainda chegando no centro de processamento da Aprosoja de Mato grosso do Sul, devido às restrições impostas pela pandemia e que foram maiores nas últimas semanas, o Presidente da entidade André Dobashi, avisou sobre um pequeno atraso no anuncio da produtividade final da safra de soja.

Segundo Dobashi, mesmo com a safra praticamente encerrada os dados ainda estão sendo processados “São dados expressivos de municípios importantes na composição da média ponderada de produção e de produtividade média também e por isso estamos esperando para soltar esses dados em um boletim especial e explanar o que aconteceu nessas semanas de monitoramento. Esperamos que até a próxima semana tenhamos esses dados consolidados”.

O Secretário de Estado Jaime Verruck, titular da Semagro, disse que enquanto aguardam a consolidação dos números o que preocupa é o milho que foi plantado fora do zoneamento e durante a semana as atençõ~es se voltam para o impacto da estiagem - em alguns lugares já choveu, em outros não – e que todos acompanham de perto os próximos episódios relacionados a essa cultura.

Jaime disse ainda que os preços continuam elevados e isso pressiona a estrutura de custo de toda cadeia produtiva da proteína animal e que também é uma preocupação o volume disponível na próxima safra.

Conforme o boletim encaminhado pela Aprosoja a colheita da safra chegou a 98,9% e a área colhida até o momento, conforme estimativa do Projeto SIGA, é de aproximadamente 3,491 milhões de hectares. Colheita praticamente encerrada no estado, as áreas que estão sendo colhidas nesta semana foram semeadas do mês de dezembro.

A área plantada de soja foi menor do que a inicialmente prevista, ficando em 3,529 milhões hectares. Esta área representou um aumento de 4,13% quando comparada com a área da safra 2019/2020, que foi 3,389 milhões de hectares, mantendo assim a tendência de crescimento que vem desde a safra 2013/2014. A produtividade continua estimada em 53 sc/ha, gerando a projeção de uma produção de 11,222 milhões de toneladas.

O plantio do milho de 2ª safra alcançou 99,2 % da área dedicada à cultura e mesmo praticamente encerrado, alguns produtores ainda planejam semear a safra mesmo com risco climático.

Estima-se até o momento um aumento de área plantada de aproximadamente 5,7%, passando de 1,895 milhão (2ª safra 2019/2020) para 2,003 milhões de hectares na 2ª safra 2020/2021. Após o encerramento do plantio será feito uma nova revisão da área para apurar a área efetiva.

Confira o boletim técnico completo clicando aqui.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Semagro-MS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário