HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Fundação Chapadão alerta sobre início do vazio sanitário da soja

Publicado em 14/06/2021 15:16

A ferrugem asiática da soja, principal doença da cultura, já causou grandes prejuízos aos produtores rurais.  E continua demandando grandes investimentos em pesquisa e experimentação. Diversas estratégias de controle da doença podem ser adotadas, contudo o uso de fungicidas é a principal medida efetivamente usada. Após duas décadas da doença em nosso país, o fungo causador da doença vem cada vez mais se tornando resistente às moléculas existentes.

É sabido que o fungo só sobrevive em plantas de soja vivas. Assim, o vazio sanitário da cultura da soja, tem como objetivo reduzir a fonte de sobrevivência do fungo e consequentemente abaixar a população do fungo para a próxima safra. Tao importante é, a medida do vazio sanitário é prevista em legislação dos estados produtores da oleaginosa, incluindo Mato Grosso do Sul.

vazio_sanitario_soja_ferrugem_tiguera_fundação_chapadão vazio_sanitario_soja_ferrugem_tiguera_fundação_chapadão

Em MS a Iagro é a responsável pela fiscalização, notificação e encaminhamento de multa aos produtores rurais que permitem plantas voluntárias no período do vazio sanitário, com nesta terça-feira, 15 de junho e segue até o dia 15 de setembro.

Diante da importante medida preventiva, a Fundação Chapadão emitiu um alerta. “O período de início do vazio sanitário da soja vai começar. A erradicação das plantas guaxas é essencial para reduzir na entressafra e prolongar ao máximo o início da doença na safra 2021/22”.

Evite a proliferação da ferrugem asiática e multas. Percorra sua propriedade e elimine eventuais plantas vivas de soja no período do vazio sanitário.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Fundação Chapadão

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário