Exportação de soja do Brasil em junho reduz ritmo e fica abaixo de 2020, diz Secex

SÃO PAULO (Reuters) - A média diária de embarques de soja do Brasil desacelerou e atingiu 582 mil toneladas até a terceira semana de junho, volume que já fica abaixo das 606,74 mil toneladas/dia do mesmo mês do ano passado, mostraram dados do governo federal nesta segunda-feira.
Até a semana anterior, o maior produtor e exportador global da oleaginosa embarcava 637,56 mil toneladas diárias e ainda superava a média de junho de 2020, informou a Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
O país acumulou até a terceira semana de junho vendas de 7,56 milhões de toneladas do grão. Caso a média diária de embarques permaneça, o Brasil pode registrar 12,2 milhões de toneladas enviadas ao exterior, ligeiramente abaixo dos 12,7 milhões de junho de 2020.
Apesar do atraso na colheita da safra 2020/21, grande parte da exportação de soja ficou concentrada entre março e abril. No quarto mês do ano, por exemplo, o Brasil chegou a marcar recorde mensal de embarques, com 17,38 milhões de toneladas.
Ainda de acordo com os dados Secex divulgados nesta segunda-feira, o petróleo registrou exportações fortes, de 450,9 mil toneladas ao dia, ante 259,4 mil no mesmo mês do ano passado.
(Por Nayara Figueiredo e Gabriel Araujo)
0 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto