Soja fecha 2ª feira com altas de mais de 3% em Chicago de olho no clima e óleo nos EUA

Publicado em 28/06/2021 18:59 e atualizado em 29/06/2021 07:42

LOGO nalogo

A segunda-feira (28) foi positiva para o mercado da soja na Bolsa de Chicago e os futuros da oleaginosa fecharam o dia com ganhos entre 27,25 e 42,75 pontos nos principais contratos, com as posições mais distantes registrandos as altas mais expressivas. Assim, o julho fecha o dia com US$ 13,57 e o novembro, com US$ 13,12 por bushel. E como explica o analista de mercado Luiz Fernando Gutierrez, da Safras & Mercado, boa parte destas altas pôde ser atribuída, mais uma vez, ao volátil e intenso mercado climático. 

"Mercado mostra que está confuso e ainda não sabe qual é o patamar ideal para este momento e segue olhando para as questões fundamentais. E na sessão de hoje podemos colocar parte dessa alta nos mapas apontando para um clima um pouco mais seco, principalmente na região mais ao norte, pegando as Dakotas, parte de Minnesota e Iowa", explica. 

No último final de semana, o Corn Belt recebeu algumas chuvas, porém, as mesmas se mantiveram concentradas no leste do cinturão, enquanto o oeste ainda é a região que mais sofre com a seca. E as previsões seguem sinalizando poucos volumes para esta região nos próximos dias. 

para os próximos dias, o calor volta a ser uma preocupação para os produtores norte-americanos. Os últimos mapas do NOAA, o serviço oficial de clima dos Estados Unidos, mostram que as temperaturas tendem a ficar acima da média nos intervalos dos próximos 6 a 10 e 8 a 14 dias. 

A primeira imagem mostra as condições esperadas para o período de 4 a 8 de julho, com temperaturas bem acima da normalidade para a época em estados como das Dakotas, Minnesota, Iowa, Nebraska e Wisconsin. 

 

Clima nos EUA de 4 a 8 de julho - Fonte: NOAA

Condições semelhantes são esperadas para o período de 6 a 12 de julho, porém, pegando parte a metade norte de Illinois, Indiana e Ohio, como mostra a imagem abaixo. 

Clima nos EUA 6 a 12 de julho - Fonte: NOAA

Do mesmo modo, são esperadas chuvas ainda mal distribuídas - como as que foram observadas no último final de semana - com volumes melhores, e acima da média em alguns pontos do cinturão, ainda sendo previstos para o leste dos Estados Unidos.  

Clima nos EUA de 4 a 8 de julho - Fonte: NOAA

Previsão de chuvas para 4 a 8 de julho - Fonte: NOAA

Clima nos EUA 6 a 12 de julho - Fonte: NOAA

Previsão de chuvas para 6 a 12 de julho - Fonte: NOAA

 

USDA 30 DE JUNHO

Do mesmo modo, se intensifica também a especulação diante da espera pelo novo boletim que o USDA traz na quarta-feira, 30 de junho, com a correção da área plantada dos Estados Unidos. A sinalização é de aumento em relação à última estimativa e o mercado também monitora bem de perto a expectativa pelos novos números. 

"O mercado está um pouco sobre vendido, e olha para o relatório do dia 30 como algo menos tenebroso, devido a toda correção efetuada na semana. Deste modo, estimamos que o mercado neste momento e diante das previsões climáticas com menos chuvas num momento importante e pós plantio, demanda chinesa, e também das expectativas do relatório desta semana, o  espaço para queda fique um pouco limitado, e o mercado  poderá reagir positivamente", complementa o diretor geral do Grupo Labhoro, Ginaldo de Sousa.

ÓLEO DE SOJA E BIOCOMBUSTÍVEIS

Ao mesmo tempo, subiam ainda os preços do óleo de soja, os quais despencaram na última sexta-feira (25) depois da decisão da Suprema Corte americana sobre os mandatórios dos biocombustíveis. Assim, com essa retomada, os futuros do derivado subiram mais de 4% nesta segunda. "A decisão (da Suprema Corte) ainda precisa passar pela EPA (agência ambiental) e depois pela sanção presidencIal, e se espera manutenção dos mandatórios", explicam os analistas de mercado da Agrinvest Commodities. 

A decisão dá às pequenas refinarias a possibilidade de que elas peçam a isenção da misturia obrigatória de biodiesel e etanol, o que ainda tem de passar pela EPA, a Agência de Proteção Ambiental dos EUA, e até que isso aconteça, segue a incerteza. 

"Aqui não estamos falando de desmonte do setor de biocombustíveis, também não estamos falando de corte demanda futuro ou atual, pois a Suprema Corte chancelou um fato já ocorrido.  A dúvida que fica é como a EPA poderá agir de agora em diante. O setor de biocombustíveis nos EUA está alicerçado no etanol e milho e no biodiesel, esse é o maior programa de biocombustíveis do mundo", detalha o consultor de agronegócios Ênio Fernandes, da Terra Agronegócios. 

Leia Mais:

+ Impacto das medidas sobre os biocombustíveis deve ser limitado sobre preços dos grãos, acreditam analistas

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário