HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Com baixa umidade e calor, plantio de soja ainda é pontual no Brasil, diz AgRural

Publicado em 20/09/2021 09:00 e atualizado em 20/09/2021 09:42

Produtores de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo deram início na semana passada ao plantio da safra 2021/22 de soja. No Paraná, onde também já há reporte de plantio, as máquinas já haviam começado a semear o grão na semana anterior. Levantamento da AgRural mostra que, até quinta-feira (16), 0,1% da área brasileira estava plantada, puxada pelo Paraná e por Mato Grosso.

Cedo para falar em atraso

A movimentação das máquinas ainda é lenta em todos os estados onde o plantio começou. Apesar das chuvas recentes, a umidade ainda é insuficiente para iniciar os trabalhos na maior parte das áreas produtoras. No Centro-Oeste, as temperaturas muito altas também não ajudam. É muito cedo, porém, para se falar em atraso, já que o plantio normalmente só engrena mesmo em outubro.

Sem arriscar

Com os mapas apontando tempo predominantemente seco e quente até a virada do mês em boa parte do Centro-Sul, a maioria dos produtores tende a aguardar melhora na previsão para acelerar o plantio, evitando assim ter de replantar em um ano marcado por aumento significativo nos custos de produção. Em Mato Grosso, só quem planta algodão na safrinha e quem recebeu melhores volumes de chuva já está em campo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AgRural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário