EUA informa nova venda de soja para a China mesmo com logística comprometida e cara

Publicado em 27/09/2021 12:13

Logotipo Notícias Agrícolas

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) informou uma nova venda de soja de 334 mil toneladas para a China nesta segunda-feira (27). O volume é todo da safra 2021/22. As vendas feitas no mesmo dia, para o mesmo destino e com volume igual ou superior a 100 mil toneladas devem sempre ser informadas ao departamento. 

Segundo explicam os analistas da Agrinvest, todavia, a China poderia estar comprando muito mais nos EUA não fossem os problemas ainda sofridos pela logística americana depois da passagem do furacão Ida pela região do Golfo do México e do rio Mississippi. 

"A China só está conseguindo ofertas a partir de dezembro no PNW (Portos do Pacífico). Traders da soja comentam que a China está de olho na soja brasileira e argentina para embarques mais curtos. Nas últimas semanas, o USDA já reportou a venda de 836 mil toneladas de soja para a China", explicam os analistas da consultoria. 

LOGÍSTICA COMPROMETIDA NOS EUA

Além das dificuldades logísticas impostas pela destruição causada pelo Ida - que reduziu drasticamente o movimento de cargas no Mississippi em direção ao Golfo - o atual momento também elevou consideravelmente os custos com o transporte nos EUA neste momento. 

"Em suma, o custo continua alto e o volume movimentado de soja menor do que costuma ser", afirma Aaron Edwards, consultor de mercado da Roach AgMarketing. O gráfico abaixo, da StoneX, mostra o fluxo de barcaças com soja bem aquém do ano passado e da média dos últimos cinco anos nestes últimos meses. 

image001

Na sequência, a imagem mostra que os custos com as barcaças nas principais rotas de escoamento chegaram a apresentar altas de até 885%. 

image002

Edwards explica também que este ano muitos armazéns quase já não tinham soja da safra velha para compor as barcaças, o que também deixou o ritmo mais lento. "Neste ano, muito locais varreram os armazéns. Então, estão esperando chegar a nova soja para movimentar mais volumes até chegar nas embarcações", diz.  "As quebras de produção do ano passado e a forte demanda geraram uma situação de estoques apertados pra soja. Chegando na safra por aqui, precisa colher pra encher esse pipeline novamente".

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário