China compra 132 mil t de soja dos EUA nesta 2ª feira, mas ritmo ainda está aquém do esperado

Publicado em 01/11/2021 11:49

Logotipo Notícias Agrícolas

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) informou uma nova venda de soja para a China nesta segunda-feira (1) de 132 mil toneladas. O volume é todo da safra 2021/22. As vendas feitas no mesmo dia, para o mesmo destino e com volumes iguais ou superiores a 100 mil toneladas devem sempre, por lei, serem reportadas ao departamento. 

As compras de soja da China nos EUA continuam se mostrando mais lentas do que as do ano passado, enquanto a nação asiática segue diversificando suas origens. Nas últimas semanas, inclusive, algumas compras foram feitas no Brasil para embarque novembro. 

A imagem abaixo, da Renifitv Eikon mostra que apesar do fluxo de navios dos EUA para a Ásia estar melhor do que há alguns meses, os da América do Sul também continuam aparecendo de forma expressiva. 

Navios Soja
Fluxo de navios de soja - Fontes: Refinitiv Eikon e Karen Braun

"A soja continua fluindo para fora da América do Sul e ao longo de duas rotas principais dos EUA-Ásia, sendo o noroeste do Pacífico e o Golfo do México, através do Canal do Panamá", explica Karen Braun, especialista internacional em commodities.

E Karen afirma ainda que, em sua análise, nem todos os navios aparecem na imagem, já que pode haver mais soja dos EUA em direção aos portos chineses. 

A China ainda precisa de bons volumes comprados e embarcados nestes dois últimos meses do ano para garantir seu abastecimento adequado. Apesar disso, o ritmo ainda segue lento e sendo questionado por especialistas e participantes do mercado. 

"A China não está comprando tão agressivamente quanto o previsto. Eles realmente precisam intensificar isso", afirmou o analista de mercado  da DC Analytics e produtor rural em Illinois, Dan Cekander, à Bloomberg. E assim, para Cekander e mais analistas de mercado - nacionais e internacionais - o USDA poderia, inclusive, revisar suas estimativas para as importações de soja na China nesta temporada. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário