Perdas na safra gaúcha de soja e milho por seca podem somar quase R$20 bi, diz FecoAgro

Publicado em 10/01/2022 16:59

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - As perdas financeiras no Valor Bruto da Produção (VBP) de soja e do milho do Rio Grande do Sul, devido à estiagem que atinge a safra atual, podem superar 19,77 bilhões de reais, estimou nesta segunda-feira a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado (FecoAgro/RS).

Na soja, o impacto projetado chega a 14,36 bilhões de reais em valores que os produtores deixarão de comercializar. Já no milho este número é de 5,41 bilhões de reais.

O cálculo considera a expectativa inicial de produção do IBGE e foi aplicado o percentual de perdas divulgado pela Rede Técnica Cooperativa (RTC) e pela FecoAgro/RS, considerando o preço médio recebido pelo produtor nos primeiros dias de janeiro de 2022, disse a federação em nota.

A quebra estimada para a safra de milho sequeiro foi de 59,2%, enquanto no irrigado é de 13,5%. Já para a soja este montante de perdas era de 24%, estimou a federação na última semana.

(Por Nayara Figueiredo)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário